OLDBOY: Um filme que não é para qualquer um.

Você já ouviu falar do filme “OLDBOY”?

Oldboy (2003) Corea do Sur. Dir: Park Chan-Wook. Suspense. Películas de  culto - DVD CINE 258 | Películas de acción, Peliculas, Peliculas divertidas

Esse é um dos mais famosos filmes coreanos atuais (e também de maior sucesso) que, além de fazer parte de uma trilogia, tem um remake americano (*cof* péssimo *cof*) lançado em 2013 de mesmo nome. Old Boy foi lançado em 2003 e foi também um dos filmes que abriu portas para que o cinema coreano fosse conhecido como é hoje pela sua excelência e alta qualidade em toda a produção.

AVISO: Texto pode conter spoilers.

Oldboy (2003) vs. Oldboy (2013)

Oldboy (2003) vs. Oldboy (Remake, 2013)

Confesso que demorei para ver esse filme. A primeira vez que tive contato com ele foi em uma aula da faculdade a uns 2 anos atrás e, mesmo não terminando ele, já de primeira me senti extremamente impactada com a qualidade do mesmo, mas, principalmente, com as cenas fortes que são a principal característica. “É um filme feito para ser extremamente perturbador”, foi o que ouvi de uma amiga sobre, e ela tem razão.

Chanwook fez sua obra prima atingir todos os seus objetivos em diversos aspectos principalmente quando o assunto é causar desconforto no espectador. Mas não é por isso que ele deixa de ser incrível. É até difícil não escrever sem usar a palavra excelente diversas vezes nesse texto. A fotografia é impecável, utiliza de planos bem pensados em todos os momentos exatos para cada ação, são perfeitos. As paletas de cores desse filme também são impecáveis e passam exatamente a sensação que cada cena quer causar.

E a caracterização? a direção de arte foi impecável nessa parte, daria pra dizer com tranquilidade que se tratava de um documentário se você olhar só a caracterização dos personagens. O som foi algo que, sendo sincera, eu quase não reparei pelo tanto que a parte visual e o enredo me impactaram, mas, como meu professor de áudio diria:

A parte sonora do filme tá perfeita quando você nem nota que ela tá lá

Então, achei a altura do filme.

OLDBOY | Cinema em Cena - www.cinemaemcena.com.br

Agora, uma parte central: o enredo. Essa parte eu juro que não consigo processar até agora. Eu não consegui terminar de ver o filme na primeira vez por problemas pessoais e não consegui da segunda também por tão impactada com a cena que acontece em 1hr e 4 minutos (mas que só faz sentido você se sentir impactada quando já sabe o final do filme, o que eu sabia). De verdade, foi algo tão bem escrito pra história que eu não consigo superar, na verdade TUDO é assim nesse filme. Mas, mesmo assim, pelos vídeos que estudei e artigos que li dizem que os plots dele são dignos dos melhores prêmios que existem.

Enfim, tentando não me prolongar mais ainda, apenas digo por último que: vale a pena dar uma chance para um dos pais do cinema coreano moderno, você só vai se arrepender de não ter visto ele antes.

Tags:, , ,

AUTOR Lay / + L a y +

Curso produção audiovisual, sou da RCC SC, apaixonada por Paramore/Monsta X, fotografia/ilustração digital, KHH e amo o Homem-Aranha mas sou aracnofobica. Sou freelancer então mandem Jobs