TW: Menções a tentativa de suicídio, acusações de bullying e pensamentos destrutivos.

Em 28 de fevereiro foi publicado no Pann um artigo que iria causar grande tumulto nos meses seguintes. Uma pessoa que dizia ser o irmão mais novo de Lee Hyunjoo, ex membro do April e membro do temporário Uni.T, afirmava que a irmã mais velha havia sofrido bullying de suas colegas de equipe.

Esse artigo irá tratar dos assuntos em linha do tempo, considerando tudo que foi publicado até hoje.

28 de fevereiro

Olá, sou o irmão mais novo da ex-membro da APRIL, Lee Hyunjoo.

Eu sempre quis revelar a verdade por anos, mas segurei isso pelo futuro de Hyunjoo. Mas agora, acho que tenho que ser corajoso e falar abertamente, então estou escrevendo este post.

Sabe-se que minha irmã deixou APRIL para se concentrar em sua carreira de atriz, mas isso não é verdade. Ela foi severamente assediada e intimidada no grupo e sofreu ataques de pânico e teve dificuldades respiratórias. Eventualmente, ela até tentou tirar a própria vida.

Pensando naqueles tempos, tanto nossos pais quanto eu ainda sentimos que nossos corações vão se despedaçar.

Depois que Hyunjoo decidiu deixar APRIL, a empresa deu a ela uma carta explicando que ela estava saindo para continuar atuando e disse a ela para escrever uma carta com seu conteúdo (N/T: Para que Hyunjoo escrevesse o que a DSP mandou). E minha irmã seguiu suas ordens.

Nossa família não sabia naquela época. Todos achavam que era a melhor coisa a fazer por minha irmã.

No entanto, depois de escrever a carta, minha irmã foi retratada como uma pessoa que traiu sua equipe para seu próprio benefício e se tornou vítima de severos comentários maliciosos. Ela não recebeu desculpas dos membros do APRIL. Em vez disso, alguns membros do grupo até riram quando viram nossa mãe visitando a agência.

Até hoje, Hyunjoo está trabalhando muito na sua profissão. Então, eu estava me segurando, apenas no caso de acabar prejudicando sua imagem. Estou contando tudo isso porque não consigo ver os membros que estão vivendo bem continuarem como se não tivessem feito nada de errado.

Mesmo que eu esteja passando por um momento difícil, fico ainda mais chateado e com raiva quando penso em como minha irmã deve ter se sentido.

Eu não quero mais vê-las promovendo. Espero que parem de aparecer na televisão e de lembrar minha família dessa época. Eu não quero mais ver minha irmã tendo problemas.

Um suposto colega de turma da idol também resolveu falar sobre o assunto e trouxe mais detalhes em relação ao suposto bullying.

Olá, este é um amigo da ex-membro do APRIL e atual atriz Lee Hyunjoo. Hyunjoo e eu somos amigos do colégio e ainda mantemos contato de vez em quando. Estou escrevendo para esclarecer que todos os membros intimidaram Hyunjoo, exceto Chaekyung e Rachel (* que se juntou ao grupo após a saída de Hyunjoo). Vou escrever poucas coisas que ouvi.

1. A ex-membro do APRIL Somin odiava Hyunjoo e começou a intimidá-la.

2. Chaewon então contou coisas que Hyunjoo não disse para Somin, na esperança de fazer amizade com Somin.

3. Hyunjoo encontra seu tumbler, que foi um presente de sua avó, na geladeira da empresa. Acontece que Naeun colocou Chungookjang em seu tumbler e deixou na geladeira por meses.

4. Naeun pegou os tênis de Hyunjoo e afirmou que era dela. Ela não se desculpou depois que Hyunjoo provou que era realmente dela, mostrando seu nome no sapato.

5. Os membros disseram “Essa p* está tentando fazer seu rosto parecer menor de novo” atrás das costas logo antes da gravação.

6. Yena e Jinsol continuamente irritaram ela, fazendo-a tropeçar e pisando em seus pés.

7. Chaewon tinha um relacionamento com o gerente do grupo. Então o gerente fez vista grossa para o que estava acontecendo.

8. Depois que Hyunjoo tentou suicídio, a empresa disse que as membros estavam refletindo sobre si mesmas, então Hyunjoo e sua mãe visitaram a empresa. Os membros as encontraram, mas as ignoravam e riam umas com as outros. “

A pessoa então alegou que Hyunjoo foi forçada a deixar o grupo e teve que mentir sobre o motivo de sua saída, o que resultou em receber ódio na internet. A pessoa escreveu: “Se ela realmente quisesse se tornar uma atriz e não quisesse continuar sendo uma ídolo, ela não teria entrado no Uni.T.” A pessoa concluiu sua postagem com fotos que tirou com Hyunjoo como prova.

No dia 28, a empresa, DSP, negou todas as acusações feitas pelo irmão da idol e pela pessoa que afirmava ser colega de Hyunjoo.

Depois que sua estreia foi confirmada, no entanto, Lee Hyunjoo foi incapaz de participar diligentemente das atividades da equipe devido a problemas físicos e psicológicos. Não é apenas Lee Hyunjoo, mas também os outros membros que enfrentaram dificuldades visíveis e invisíveis devido à divisão que se originou disso. Como todos os envolvidos sofreram e passaram por momentos difíceis, não podemos chegar a um julgamento definitivo sobre quem é a vítima e quem é o perpetrador – puramente pela situação naquele momento.

No final das contas, Lee Hyunjoo expressou seu desejo de deixar a equipe durante as promoções de ‘Tinkerbell’. Embora a empresa tenha tentado dissuadi-la, acabamos atendendo aos seus desejos e concordamos em sua retirada da APRIL. Nesse processo, Lee Hyunjoo e os membros da APRIL enfrentaram dificuldades e a empresa se sente responsável por isso.

Ainda no dia 28, Yoonyoung, um ex membro do A-JAX, grupo masculino disbandado da DSP, resolveu tomar a palavra e defender o April, o que mais tarde geraria rumores de namoro entre ele e Lee Naeun, membro do April.

Estou tão irritado que irei contar os fatos. (…) Hyunjoo, sinto muito, mas irei dizer algo. Sinto muito pelo April por sua causa… Enquanto eu estava na DSP, eu assisti todo o processo do April.

Repentinamente, Hyunjoo não podia ir pra prática, então haviam várias situações de emergência na agenda. Dolorida e fraca, então você teve dizer que queria parar imediatamente. Mas você queria continuar e também ficar confortável? É um time, não um solo. Elas (April) choraram na sala de prática com os olhos inchados. Quando tentavam se comunicar, você não falava nem ouvia, e de uma forma, as membros eram mais próximas do que com a própria família na época.

Eu acho que todos deveriam saber dos fatos antes de ter muitos conteúdos se contradizendo. “Quem começou, não havia espectador, eram todos bullys?” Parem com essas palavras. April tentou proteger o time. Hyunjoo, você queria brilho só em você, mas pra o April o time vinha 1º.

Eu sei que ambos os lados eram jovens, então você não podia evitar senão mostrar emoções na época. Mas agora cobrindo suas orelhas e ficando quieta enquanto se fala que foi tudo bullying? Bullying? Vamos parar de mexer na ferida e seguir em frente. E Somin que está ativa com seu time KARD… Ela é uma irmã mais nova pra mim, que está trabalhando muito, tentando tanto desde tão jovem. Ela foi a líder do April e ela praticou com membros muito novas enquanto mordia os lábios e segurava o choro.

É um pecado trabalhar tão duro? Elas (April e Somin) tem trabalhado duro pra chegar aqui, e você só não quer vê-las indo bem? Seja lá o que você pensa, eu apoio seu futuro, Hyunjoo. Espero que ninguém mais se machuque.

Ele então anexou uma foto com a idol, para provar que eram próximos e não havia conflito de interessem em seu post nos stories do Instagram.

Seungjin, também ex A-JAX, também resolveu se pronunciar sobre o assunto:

É realmente uma pena ..

Como os membros de “APRIL” e Hyunjoo são apenas humanos com maneiras diferentes de interpretar sentimentos e pensamentos, é possível machucar uns aos outros por meio de mal-entendidos.

Os relacionamentos humanos são difíceis, mas é uma pena que a distância entre eles se tornou ainda mais distante. Para expressar cuidadosamente meus pensamentos como alguém que só os viu de fora, não vou tomar partido, mas me pergunto se as coisas teriam terminado de forma positiva se, em vez de colocar a culpa nos outros, as pessoas reconhecessem e compartilhassem suas histórias umas com as outras.

01 de março

No dia primeiro de março a DSP fez um novo pronunciamento em relação a acusações mais especificas feitas pelo dongsaeng de Lee Hyunjoo e especulações da internet: de que ela haveria conflitos com Jeon Somin, de que houve discussões causadas por um tumbler (pote/copo) e sobre roubo de sapatos.

Sobre Jeon Somin: Ela e Chaewon já eram próximas, não havia razão para tirar Hyunjoo do caminho, elas duas já eram amigas. (Acusação de que Somin e ela não se davam bem)

Sobre o tumbler: Havia 40-50 tumblers no dormitório e um tinha certa comida. No momento, Lee Naeun se desculpou imediatamente após Lee Hyunjoo dizer que aquele era seu tumbler, e ela dividiu sua comida com os membros. (Acusação de que Naeun usou o pertence de Hyunjoo)

Sobre sapatos: A empresa deu 12 pares de 2 tipos do mesmo sapato pras membros. 4 tinham o mesmo tamanho, por isso houve maus entendidos. (Acusação de que houve roubo de sapatos)

Sobre convivência: Checaram filmagens do CCTV, mas não encontraram nada mencionado nas acusações e essa informação foi passada para Hyunjoo e sua mãe na época. (Acusação de exclusão de Hyunjoo)

Sobre manager: April eram próximas do manager, a parte sobre relacionamento no entanto é sem fundamentos. (Acusação de uma integrante ter relacionamento com o gerente)

Sobre encontro com a mãe de Lee Hyunjoo: Membros do April reconheceram que a situação é séria, então ficaram quietas por não saber o que fizer. Houve um mal entendido causado por isso. (Acusação de que April não cumprimentou a mãe de Hyunjoo e que riram dela)

A empresa termina afirmando que por causa de rumores postados como verdade, as membros do April estão sofrendo, inclusive por causa de fotos editadas em algumas comunidades; a DSP afirmou que iria tomar medidas legais contra esse tipo de ação.

Ainda no dia primeiro de março, DSP negou os rumores de namoro entre Yoonyoung do A-JAX e Lee Naeun.

Não adianta dizer nada. [Os rumores de namoro] são apenas rumores online sem base e são completamente falsos.

A pessoa que era responsável pela maquiagem e cabelo do April resolveu tomar a frente e igualmente negar as acusações de bullying.

Conheço as membros da APRIL desde que eram trainees e trabalhei com elas como cabeleireira até o ano passado.

Eu estava desconfiada de que minhas palavras poderiam afetar negativamente os membros de APRIL… mas espero que minha postagem forneça um pouco de força para as membros que estão passando por um momento difícil devido às alegações de bullying. Queria compartilhar o que testemunhei pessoalmente.

Hyunjoo tinha um corpo fraco e ficava doente com frequência. Ela frequentemente inibia as promoções do grupo por causa disso. Ela desapareceria de suas agendas aleatoriamente e criaria situações difíceis para as outras membros. Foi comovente ver as outras jovens membros lidando com as consequências. As meninas superaram aqueles tempos difíceis para se tornarem uma nova versão de APRIL e estão se saindo melhor. Meu coração doeu ao ver todas as coisas negativas sendo ditas sobre eles.

Durante meu tempo com as membros do APRIL, elas se tornaram um pilar de força para mim, embora eu seja mais de 12 anos mais velha do que eles. As meninas são muito bondosas. Agora, nosso relacionamento evoluiu de artista e equipe para um relacionamento em que podemos contar uns com os outros.

Espero que elas não recebam dor ou mágoa por esses falsos rumores.

Igualmente, a pessoa que era responsável pelo cabelo do grupo também se pronunciou.

Eu sou um membro da equipe que trabalhava com o April antes mesmo de sua estreia.

Desde a adolescência, elas passaram por muita coisa em sua tenra idade como trainees para se tornarem parte da equipe April. Elas conseguiram superar todas as dificuldades e proteger o nome April. Vê-las promovendo ativamente como 6 membros depois de todos os tempos difíceis me deixa orgulhoso.

Assim como qualquer outra pessoa, há momentos em que as opiniões não se alinham ou pequenos mal-entendidos acontecem enquanto trabalhamos. Naturalmente, isso pode levar a suspeitas e tensão.

Não acho que alguém possa dizer com certeza exatamente o que aconteceu na época, nem ninguém pode ter certeza da verdade. Eu acho que a menos que alguém esteja 100% certo, eles não falariam sobre isso…

Eu acho que é uma pena que os 7 anos que esta equipe passou estejam desmoronando por causa de algo que pode não ser verdade.

Essas meninas sempre trabalharam muito para se preparar para seus stages, mesmo em sua pouca idade. Elas não dormiam bem, mas cumpriam todos os seus horários com os olhos inchados e tentavam o máximo.

Mesmo durante seu longo hiatus, elas apoiaram uma a outra. Eu não quero mais vítimas e perpetradores… Eu não quero que as pessoas se machuquem mais. É por isso que estou escrevendo estas palavras.

A irmã mais velha de Yena também resolveu se pronunciar a luz do caso tão complicado. Ela disse:

Não havia bullying ou provocação no grupo. No tempo, elas eram só crianças de sua idade que não aceitavam todas as reclamações de Hyunjoo. Aquelas palavras e ações emotivas sobre o difícil trabalho de idol eram mais um peso pras colegas. Todas iam para o hospital, se recuperavam, tomavam medicamentos e suportavam tudo com os olhos abertos. As membros estavam sempre ansiosas por que a amiga (Hyunjoo) disse que não estava bem e o nº de dias que não foi pros ensaios e pro dormitório aumentavam. Eventualmente, em um comeback em music show ela desapareceu, deixando uma mensagem que não queria trabalhar. Houve duas vezes que ela não apareceu no show, e as outras correram até a madrugada para prosseguir com a agenda pesada. Eventualmente, April colapsou devido ao stress. Todos que assistiram os ensaios delas chorando vão saber. O fato de que os membros não foram os únicos afetados. Desde então, April recebe aconselhamento psicológico, através da ajuda podem seguir em frente. Mas você queria um pedido de desculpas. (…) Por que você tornou os membros em bullys perversas, exceto citando as narrativas das pessoas diretamente envolvidas? Sei que todos, incluindo ela, estão vivendo suas vidas, fazendo seu melhor nos trabalhos. (…) Os machucados que as membros tiveram não deveriam se tornar mais fundos. Eu sinceramente te peço pra não culpar mais a DSP e o April. Obrigada por ler o artigo.”

As integrantes do UNI.T, grupo temporário formado pelo The Unit, resolveram vir a tona e também falar sobre o assunto já que estavam tendo seus posicionamentos cobrados.

A primeira a falar foi Yoonjo, ex membro do já disbandado Hello Venus, da Fantagio:

Hmm … Tantas pessoas têm me perguntado sobre isso, e eu não queria que houvesse nenhum mal-entendido se eu não respondesse … Então decidi responder depois de pensar muito sobre isso.

Temos conversado em nosso grupo do UNI.T até hoje. Tenho certeza que vai ser muito difícil, mas acredito que ela vai lutar bem contra isso. Então, por favor, pare de assediá-la. Além das pessoas presentes no momento, ninguém mais vai entender a dor, então, por favor, não finja que sabe das coisas. Para aqueles que a estão a incomodando com coisas desnecessárias, por favor, parem.

02 de março

A visual do já disbandado The Ark e ex membro do UNI.T, Suji, também resolveu falar sobre o assunto postando uma foto de Hyunjoo nos Stories com a legenda “Espero que eu possa ser força para você também.”

Então o irmão mais novo da idol resolveu refutar o pronunciamento feito pela empresa e pela irmã mais velha da integrante Yena, que no dia anterior havia publicado um texto sobre como todas as integrantes sofriam.

A empresa afirma que, embora minha noona quisesse ser atriz, ela foi colocada no April após persuasão. No entanto, minha noona estava treinando para ser uma ídolo. Ela foi excluída logo antes de sua estreia, então ela acreditava que não poderia debutar com este time. Ela disse à empresa o que pensava sobre o assunto, várias vezes. Mas a empresa a persuadiu repetidas vezes a tirar alguns dias de folga para pensar a respeito.

Ele ainda disse que Hyunjoo tinha que praticar sozinha em seu quarto com medo de trazer problemas para o grupo, e que a acusação de que ela não gostaria de ser idol, e sim atriz, foi justamente pelo bullying que sofria. Esse é um argumento amplamente aceito, já que Lee Hyunjoo participou em 2017 do reality show The Unit na esperança de debutar novamente.

Em relação a todas as acusações de que ela faltava eventos, o irmão explica que ela sempre voltava ao grupo com expectativa de que tudo iria melhorar, mas nunca melhorava e sim piorava. Por causa disso, Hyunjoo passou a adoecer muito e seu corpo já não aguentava mais, ao ponto de não conseguir chegar em casa sem sofrer pelo estresse, ocasionando desmaios. Ele até acusou as membros de deixá-la desmaiada e de não lhe levar ao hospital.

Lembro que eles não a deixaram tomar os remédios de maneira adequada porque isso a deixava sonolenta e atrapalhava suas atividades e práticas promocionais.

Segundo ele, a empresa deu um ultimatum para Hyunjoo após ouvir a opinião médica de que continuar no April seria prejudicial para sua saúde: Continuar no grupo ou ser expulsa. A empresa supostamente negou seu pedido de repousar alguns meses.

Sobre o incidente do tumbler, a empresa a criticou e afirmou que ela era a culpada por ter deixado o tumbler na geladeira por tanto tempo; e em relação aos sapatos supostamente roubados, ele afirma que é verdade que a empresa os deu como presentes, um para cada membro. No entanto, ele diz que a pessoa envolvida tinha um design diferente do de Hyunjoo, mas o mesmo tamanho. Apesar disso, ele diz que a pessoa continuou usando o sapato de Hyunjoo e que quando questionada jogou os sapatos longe.

(…) alguém deixou kimbap podre no banco do carro [do grupo], ela teve que limpar e borrifar perfume por causa do cheiro ruim, e as membros que entraram no carro depois com o gerente começaram todos a reclamar do cheiro, ficaram com raiva e a xingaram.

Por fim, ele anexa o relatório hospitalar do dia que Hyunjoo deu entrada no hospital em 10 de maio, por intoxicação causada por drogas, comumente causada por overdose. Por isso, Hyunjoo não foi vista nos music shows dia 12 e 13.

Foi então que a DSP alegou que iria tomar medidas legais contra Hyunjoo e sua família.

03 e 07 de março

Lee Naeun foi excluída do drama ‘Taxi Driver’ e foi substituida por Pyo Yejin.

17 de abril

Finalmente Lee Hyunjoo se pronunciou sobre todo o assunto em um longo post feito em sua conta do Instagram, detalhando tudo.

https://www.instagram.com/p/CNxYh44pOIp/?utm_source=ig_embed&ig_rid=214eb2ca-cc12-42c4-8262-ec66636ef206

Olá, aqui é Lee Hyunjoo. Desde tudo o que aconteceu, independentemente das minhas intenções, fiquei com medo de falar por mim mesma. Eu ainda estou apavorada. Com base em declarações infundadas que não são verdadeiras, minha agência processou meu irmão mais novo, que ainda é estudante, junto com meus amigos. Os pais dos agressores enviaram mensagens de texto de ódio para mim e meus pais. Então, pra ser sincera, hesitei muito porque tinha medo de acabar enfrentando ainda mais dificuldades se resolvesse somar minha voz à situação e tentar esclarecer tudo.

Finalmente estou compartilhando isso, sobretudo, por causa de todos que me apoiaram durante todo o processo. Decidi que preciso mostrar coragem e encarar isso de frente, porque outras pessoas mostraram coragem para me ajudar.

O bullying começou em 2014 quando me preparava para a estreia da equipe. Isso continuou até 2016, quando me retirei da equipe. Eu tinha 17 anos na época e morava no dormitório do time para finalizar a estreia. Eu não tinha ninguém com quem confiar, enquanto vivia e passava 24 horas por dia com meus agressores.

Quando não aguentei mais, contei aos meus pais sobre as dificuldades que vinha enfrentando, eles tentaram conversar com o CEO da minha agência sobre a situação. Mas acabei sendo criticada por causar problemas. Quando meus agressores descobriram, o bullying piorou. Eventualmente, eu só tinha permissão para falar com meus pais ao telefone por breves momentos na frente dos gerentes. As coisas ficaram inacreditavelmente difíceis para mim e continuei a me sentir realmente desamparada.

O que foi revelado online é apenas uma pequena parte do que realmente aconteceu comigo. Por três anos, suportei abuso físico, abuso verbal, zombaria, assédio e ódio dos membros. Quando eles começaram a atacar e assediar verbalmente minha amada avó, meus pais, e meu irmão, senti muita dor. A agência sabia disso, mas não tomou nenhuma medida para impedi-los. Eles me negligenciaram.

Eu me senti como se estivesse presa em uma escuridão sem fim. Eu tentei tirar minha própria vida também. Mas meus agressores não pareciam nem um pouco arrependidos. Elas realmente não se importavam com nada disso. Logo, fui convidada a me retirar da equipe e a agência me forçou a recitar uma declaração escrita inteiramente do ponto de vista deles. Fui encarregada de lidar com os comentários maliciosos sobre a saída e os rumores sugerindo que fui eu quem traiu a equipe.

Tentei permanecer feliz, saudável e trabalhadora porque senti que era minha culpa ter feito minha família passar pelo ódio. Mas não foi fácil superar as memórias dolorosas do passado. Eles permaneceram em meu coração e, eventualmente, me traumatizaram. Eu senti que iria ceder ao trauma. Passei muito tempo sofrendo e sendo um fardo para as pessoas ao meu redor.

Foi quando minha família e amigos me apoiaram. É assim que chegamos até aqui. E agora, para ajudar meu irmão e meus amigos, eu também quero dar um passo à frente.

Passando por isso, percebi que ainda tenho muitas pessoas ao meu lado e sou grata. Eles continuam me checando diariamente, perguntando sobre como estou indo. E isso me deu forças para continuar. Também percebi que há muitas pessoas por aí que passaram pelo mesmo que eu passei e ainda estão sofrendo por isso.

As lembranças de ser intimidada e rejeitada tornam-se traumatizantes. Embora eu entenda que, como humanos, não podemos nos dar bem e podemos escolher odiar, não acredito que o bullying e a violência possam ser justificados. Eu acredito que o bullying e o assédio de qualquer pessoa em qualquer lugar devem acabar.

Sete anos se passaram e ainda estou traumatizada com memórias do meu passado, mas não vou deixar que elas pesem. Mesmo que às vezes pareça impossível de superar, não acho que devo desistir e viver na tristeza. Por isso, quero mostrar a todos, especialmente àqueles que compartilham experiências semelhantes à minha, que também podemos crescer a partir disso e encontrar a felicidade novamente. E eu quero mostrar às pessoas que permaneceram nada além de me apoiar como eu triunfo sobre esta situação. Obrigado por torcer por mim e me enviar tanta força. Isso realmente me ajudou a me sentir corajosa novamente.

A agência atualmente suspendeu todas as atividades para mim. Eles estão recusando qualquer oportunidade de trabalho que seja enviada para mim sem me consultar primeiro. Mas eles insistem que também não podem rescindir meu contrato. Não vou deixar que continuem fazendo isso comigo, por minha causa, minha família e amigos. Responderei à ação legal que eles tomaram contra mim com a ajuda das pessoas que estão ao meu lado.

Sei que não será uma jornada fácil, mas quero acabar com isso de uma vez por todas. Eu quero sair disso e mostrar a você um lado mais saudável, mais brilhante e mais novo de mim. Prometo trabalhar muito e provar que posso superar. Espero que todos possamos ter um bom e agradável descanso de abril (April). Obrigada.

Por causa dessa longa carta, Knetz exigiram que a DSP encerrasse o contrato com Hyunjoo para que pudesse finalmente ser livre.

Foi então que Chaewon e Yena vieram a frente para negar as acusações de bullying que estavam as cercando.

Olá, sou Chaewon do April. Em primeiro lugar, houveram vários rumores recentes. Peço desculpas aos fãs que devem ter ficado surpresos. Desculpe preocupá-los.

Eu queria que todos em APRIL se dessem bem, enquanto nos reuníamos para avançar juntos em direção a um objetivo comum. Nunca tentei colocar os membros uns contra os outros de forma alguma. Depois que Somin unnie deixou o grupo, me tornei a membro mais velha da equipe. Então, tentei cuidar das membros e ser confiável para todos. Na verdade, prestei atenção extra a Hyunjoo, que tinha vulnerabilidades físicas e mentais na época.

Desde o pre debut em 2014 até após o debut, todas eram próximas. Minha mãe e a mãe de Hyunjoo até mantinham contato regularmente naquela época. Tenho evidências a esse respeito. Eu acho que Hyunjoo vai se lembrar disso se ela tiver uma consciência, e a verdade aparecerá em breve.

E o boato relacionado ao nosso gerente também é muito injusto e ridículo. O fato de o gerente controlar o trabalho da empresa tanto quanto ele deseja não pode acontecer, e o gerente na época deve ter se estressado com Hyunjoo. Também temos evidências disso.

Todas nós debutamos muito jovens e éramos imaturas, então todas tivemos problemas lidando com as mudanças. Foi um momento de dor que passamos juntos, não a dor de uma pessoa.

Não fizemos uma pessoa sofrer tudo. Nós sofremos juntos. E não quero ser alvo de mais ódio por causa de afirmações irracionais feitas. Nenhuma parte das alegações de intimidação, rejeição, abuso física e verbal e assédio é verdadeira.

Queria revelar o que sei sobre a situação apenas no tribunal. Portanto, embora eu achasse que as coisas eram super injustas, tentei não falar sobre isso. Além disso, eu sabia que não deveria tomar decisões precipitadas por conta própria, então esperei. Mas decidi que não posso sentar e assistir mais. Vou garantir que a verdade e apenas a verdade seja revelada. Agradeço aqueles de vocês que estão esperando pacientemente para ouvir a verdade. Novamente, eu sinto muito por ter que colocar os fãs nisso. Isso é tudo, obrigada.

Carta feita no Instagram por Yena:

Olá, aqui é a Yena do APRIL. Eu gostaria de me desculpar primeiro por ter preocupado tantas pessoas com isso. Queria esperar para compartilhar minha declaração porque queria lidar com isso no tribunal. Mas decidi fazer o upload aqui porque não posso mais tolerar tantos rumores circulando.

Todos os membros começaram a treinar em momentos diferentes. Mas compartilhamos um único objetivo e trabalhamos muito para alcançá-lo juntos. A equipe ‘APRIL’ era esse objetivo. E no processo, todas nós passamos por coisas que não tivemos que passar. Todas nós nos sentimos exaustas em algum ponto e todas queríamos desistir também. Mas nós realmente aguentamos por sete anos e suportamos tudo. Éramos tão jovens, entretanto. Todos nós poderíamos ter reclamado sobre como as coisas são difíceis. Mas nunca o fizemos. Em vez disso, continuamos trabalhando em nossas partes, concentrando-nos em nossas posições na equipe.

Olhando para trás, éramos como bebês. Mal sabíamos como cuidar de nós mesmos. Mas como uma equipe, como um grupo para permanecer junto nos altos e baixos, sempre acreditamos em não desistir. Então dissemos que se alguém ficasse para trás, estenderíamos as mãos e puxaríamos a pessoa de volta. E realmente tentamos fazer isso de todas as maneiras possíveis. Não importa o quão ruim as coisas tenham ficado, nós permanecemos respeitosos uns com os outros. Fizemos sacrifícios. Cuidávamos umas das outras quando uma de nós adoecia. Comemoramos nossos aniversários juntas… Fizemos tudo juntas como um grupo, como você esperaria que qualquer membro da equipe fizesse.

Mas, honestamente, senti que a membro em questão sempre tentaria manter distância do resto de nós. Ela sempre se considerou vítima, quando todos enfrentavam as mesmas dificuldades. Ela continuou a apontar o dedo para nós, nos chamando de agressoras, mesmo em situações que aconteceram de forma inesperada.

Eventualmente, decidimos que não podemos continuar nos esforçando tanto se ela não vai confiar em nós de qualquer maneira. Mas fomos nós que tivemos que lidar com a ansiedade e o medo de não saber o que vai acontecer conosco. Talvez não tenhamos cuidado bem de uma colega que era física e mentalmente vulnerável. Mas, para que isso seja inteiramente nossa culpa, acho que é terrivelmente cruel.

Não é como se as outros membros sempre se sentissem física e mentalmente perfeitos. Somos todos humanos também. Também tivemos nosso quinhão de dores físicas e tristezas. Já passamos por momentos tão dolorosos juntos que outras pessoas simplesmente não conseguem entender, a menos que tenham estado conosco. Mesmo assim, as pessoas continuam falando como se soubessem mais sobre nós do que jamais poderíamos. Eles continuam dizendo que as coisas aconteceram de uma certa maneira, quando eles não sabem o que realmente aconteceu.

Desde o dia em que a alegação foi divulgada, o resto de nós está sofrendo tudo de novo. Por quanto tempo essa dor vai continuar? Quantas vezes mais teremos que enfrentar situações como esta? Eu realmente não acho que posso me recuperar das feridas que ganhei com essa experiência. Estou dividida porque nossos sete anos juntos se tornaram tão manchados por causa de um boato que não é verdade. Tenho medo de ser a agressora de uma pessoa a quem nunca intimidei. Estou com medo de como todos estão convencidos de que fizemos coisas que não fizemos.

Novamente, nunca houve qualquer bullying ou abuso físico / verbal na equipe. Todas nós passamos pelas mesmas dificuldades. Por favor, eu não quero que o ódio chegue mais aos membros e fãs. Eu sei que nossas famílias, fãs e amigos têm sido mais do que solidários na tentativa de resolver isso conosco. Eu não quero que meus entes queridos sofram mais. E para fazer isso, vou superar tudo e revelar a verdade.

22 de abril

Knetz começam a especular em torno de um vídeo do April em que a mãe de Lee Naeun age ‘de forma estranha’ perto de Hyunjoo. No ‘Here Goes April’, em novembro de 2015, Hyunjoo, Chaewon e Naeun foram para a casa dela e comeram a comida feita por sua mãe. No vídeo, acontecem os seguintes diálogo:

Mãe de Naeun: Hyunjoo não pode comer comida apimentada, perdão. Cortei muitas pimentas para exibir minhas habilidades com faca.

.

Hyunjoo: Por favor, nos ensine a fazer Boochimgae.

Mãe da Naeun: (descrita como usando voz de bebê) Um polvo, que está preso, não há ingredientes…

Naeun: Mãe, por que está falando assim?

Mãe de Naeun: Omo! Estava imitando a Hyunjoo.

Os Knetz comentaram que ela estava “basicamente dizendo que quem não come comida apimentada não deveria comer a comida.” e que “até a sua mãe (de Naeun) diminui Hyunjoo.

23 de abril

Uma pessoa que supostamente trabalhou na DSP resolveu defender o April, e afirmou que “Se a líder Somin lhe pedisse para praticar, você jogaria uma garrafa de água longe. Mas a empresa tentou seguir em frente com você, que era como uma bomba-relógio, e acabou fazendo Somin sair do grupo.” A pessoa também culpou Hyunjoo por não receber propostas de trabalho, dizendo que ela rejeitava papeis em web dramas.

27 de abril

Lee Hyunjoo, ex membro do APRIL, abriu um processo contra o suposto ex funcionário da DSP Media que fez relatos sobre ela digitalmente referente ao caso de bullying. Os advogados decidiram que o assunto era sério e entraram com uma ação judicial.

08 de junho

Todos os processos movidos pela DSP MEDIA contra Hyunjoo (ex APRIL), seus familiares e amigos, por suposta calúnia, foram rejeitados pela polícia. A equipe jurídica de Hyunjoo também anunciou que trabalharão duro para revelar a verdade.

09 de junho

DSP processa Lee Hyunjoo diretamente já que as acusações feitas pelo colega de Hyunjoo foram histórias ditas por ela. Segundo a DSP, eram informações falsas e sem prova.

11 de junho

Lee Naeun se pronuncia sobre o caso pela primeira vez.

Olá, aqui é a Lee Naeun. Perdão por ter demorado a escrever algo. A maior razão pela qual não compartilhei meu posicionamento é que eu confio no APRIL, e estava esperando a resposta da empresa. Eu não achei apropriado um indivíduo responder pelo time todo, ainda penso assim.

No entanto, acho que é meu local de fala dizer algo aos meus fãs, que talvez estejam acreditando em algo diferente da verdade e para prevenir especulações, irei brevemente falar meus pensamentos.

Eu não queria mencionar tudo que está acontecendo, mas eu não fiz nada disso, nada… Eu realmente quero dizer isso. Eu pensei que deveria ter cuidado sobre coisas que aconteceram no passado até agora. Falar sobre o passado e compartilhar sentimentos e emoções que vivi como membro de girlgroup é difícil.

Em maio de 2015 virei trainee aos 17. Eu treinei 3 meses antes de debutar em agosto. Foi minha responsabilidade me adaptar as situações não familiares que apareceram. Desde que debutei nova, eu era inexperiente e desastrada em muita coisa. Após 7 anos de atividades, tentei mostrar uma Lee Naeun que é honesta o tempo todo. Às vezes, estava envergonhada de meus sentimentos honestos, mas fui capaz de receber amor dos meus fãs.

Através desse incidente, aprendi o peso de ser uma figura pública. É tudo sobre perseverança e trabalho duro para realizar seus sonhos. Como resultado do incidente, me perguntei de novo e de novo se estava falhando muito. Minha resposta foi que devo ser uma pessoa mais confiante. De agora em diante, eu irei me amar ainda mais e ser mais próxima de vocês como figura pública. Quero agradecer a todos por confiar e esperar por mim até agora.

Jinsol então também se pronuncia sobre o assunto:

Olá, é a Jinsol do APRIL. Primeiro, quero me desculpar por preocupar tanta gente com a controvérsia. A razão pela qual estive em silencio sobre as especulações e críticas foi pelas etapas legais que estávamos tomando. Nós também não fomos capazes de liberar nossos pronunciamentos e eu só pude esperar a empresa.

Até agora enquanto escrevo isso, não sei o que dizer. Não importa o que eu diga, as pessoas não acreditariam, não tive escolha senão ficar em silencio.

Penso sobre o tempo que passamos com a ex-membro, comecei em fevereiro de 2015 e fui confirmada pro debut. Sem tempo para nos acostumar, tive que seguir regras e rotinas do debut e estava extremamente ocupada treinando. Quando as membros foram confirmadas, simplesmente ensaiamos, íamos e voltávamos entre o dormitório e as salas de prática. Nesse ponto do tempo, eu e a maioria vivíamos como um grupo sem nos conhecermos direito. No processo do grupo se conhecer, eu raramente falava com a ex membro. Ela raramente ia para os ensaios e não ia pro dormitório com frequência. Nós nos víamos principalmente durante os eventos da nossa agenda. Por isso, não conversei muito com a ex membro. Apesar disso, houve definitivamente momentos em que tentamos nos conhecer e cuidar uma da outra. Embora por apenas uma porção de tempo, me deixa triste que tenha que escrever isso pois para mim as memórias do passado são preciosas.

No tempo que vivi com ela e até agora, nunca tive emoções ruins em relação a ela, nem agi de forma maliciosa. Obrigada aos fãs que esperaram e confiaram em mim apesar de estarem cansados pelo longo silencio.

13 de junho

A irmã mais velha de Lee Naeun publica fotos do diário da idol feito em 2016 numa tentativa de livrar as irmãs das acusações e rumores.

Nas fotos há o seguinte conteúdo:

Dia 12: Coreografia de Jelly, gravação de Jelly

Eu odeio isso. Eu me odeio. Eu me odeio tanto. Qual o problema comigo? Por que sou assim o tempo todo? Eu sou sinceramente pior que um pedaço de lixo. Não quero falar. Quero calar a boca e morrer. Ninguém vai ficar triste de toda forma…

Dia 05:

Por que sou tão azarada? Por que choro tanto? Como ninguém me conforta? Não fui nada senão genuina com todos. Então por que são tão falsos comigo? Fui amigável demais? Dou amor demais?

Dia 06:

Parece que sou a única tendo tanta dificuldade. Eu realmente quero alguém para estar aqui para mim, para me confortar e me amar de verdade. Nada das coisas falsas, pretenciosas e forçadas.

Dia 09:

Achei que tudo iria passar, mas não passou. Estou correndo em círculos. Sinto tanto por minha mãe.

Dia 10:

Quero que junho acabe tanto. Não, quero que tudo acabe. Por favor.

Dia 13:

Estou exausta. Estou sozinha. Eu sou um pedaço de merda, sério.

Dia 14:

Hoje foi tão longo. O tempo não passa.

Dia 06:

Olhando para trás, não ganhei nada. Para mim, tudo foi doloroso. Não faz sentido tentar ser legal e entregar meu coração. Não recebo nada em troca. Por que não posso cuidar de mim mesma? Por que eu deixei as coisas ficarem tão ruins? Tenho que ficar mais forte, mas não posso. Então, aqui estou. Mas não vou culpar ninguém. Isso é tudo minha culpa . Vou pensar sobre isso e seguir em frente. Eu nunca vou ficar perto de ninguém, no entanto. Eu nunca vou compartilhar meus sentimentos. Eu odeio ter todos esses arrependimentos, mas agora eu sei. Neste mundo, a melhor coisa a fazer é viver como um robô, cuidando apenas de mim. Este mundo horrível… Não vou ajudar ninguém. Vou deixar as coisas acontecerem como acontecem. Naeun, pense em tudo como experiência. Você está começando um novo começo agora. Você pode fazer melhor. Concentre-se apenas em você. Não peça aos outros e não ofereça aos outros. Você é você. Isso é tudo. Só você.

A irmã de Naeun então implora para que os Knetz a deixem em paz e afirma que a irmã mais nova é do tipo sensível, que sofre muito.

Entretanto, no mesmo dia, Knetz foram capazes de perceber algo atrás de uma das fotos do tal diário.

(A linha superior não é legível) uma pessoa que odeio. Estou enojada apenas por ficar no mesmo espaço com [pessoa desconhecida]. Eu realmente espero que a pessoa desapareça da minha vista.

Os coreanos então começaram a apontar que o trecho em questão se referia a Naeun xingando Lee Hyunjoo, piorando sua situação. Mais tarde, no mesmo mês, Naeun explicaria que estava desabafando sobre sua vida, mas também sobre as mentiras de Hyunjoo no diário.

14 de junho

A irmã de Lee Naeun foi acusada de ter cometido bullying na época da escola. Uma pessoa, através do Instagram, comentou:

Você pegou as roupas de Ginástica de XX e depois só deixou jogadas no chão da sala, mas não sabe como XX se sentiu quando as encontrou? Você e sua amiga Song YY estavam de braços cruzados na frente da mesa da XX e chutaram sua mesa. Você até pediu para ela pedir perdão pra você, esqueceu?

Mas o que fazer? Mesmo que você não lembre, suas vítimas lembram.

Ainda me recordo de você se gabar por sua dongsaeng ser uma trainee da escola. Eu não pensava nada dela, mas é ridículo que você a defenda nessa situação. (…) Não ligo pra sua dongsaeng, seus parentes ou sua empresa, mas só fique quieta se tem vergonha na cara.

O post no Pann expondo o post no Instagram, hoje, ultrapassa 3,680 likes.

17 de junho

Chaewon também quebra o silêncio e publica uma declaração em seu Instagram.

Olá, aqui é a Chaewon da APRIL. Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas aos fãs que devem ter ficado surpresos com a repentina polêmica. Estou escrevendo este post após muita deliberação, a fim de revelar que as afirmações de Hyunjoo não são verdadeiras, e espero que você leia até o fim, mesmo que seja um pouco longo.

Comecei a treinar no dia 8 de novembro de 2012 e fiz minha estreia no grupo ABRIL no dia 24 de agosto de 2015.

Somin, que na época fazia parte do projeto KARA comigo, se tornou a líder, e Hyunjoo e eu nos juntamos à equipe chamada APRIL. Em 2015, Yena, Jinsol e Naeun ingressaram na empresa, respectivamente. Passamos por vários testes e seis integrantes foram confirmadas para o grupo.

Enquanto se preparava para nossa estreia, Hyunjoo costumava dizer que seu corpo doía e tinha dificuldade em praticar. Ela não participou, mesmo quando havia aulas que eram necessárias, e embora os responsáveis fizessem o possível para cuidar dela, ela continuava dizendo que era difícil, mesmo nos momentos em que tínhamos que trabalhar muito antes do debut. Ainda assim, como uma irmã mais velha, eu tentei cuidar dela, e Hyunjoo se tornou dependente de mim, então eu pensei em Hyunjoo como uma amiga muito próxima.

Se você der uma olhada em vídeos reais, e não naqueles que foram editados maliciosamente, você pode ver que Hyunjoo e eu sempre fomos amigas íntimas. Mas assim que debutamos, o que mais me preocupava aconteceu.

Na terça-feira, 25 de agosto de 2015, fizemos nossa primeira performance no palco no ‘The Show’, e na sexta-feira, fomos à loja como de costume para o ‘Music Bank’, mas foi então que percebemos que Hyunjoo havia desaparecido repentinamente. Não tínhamos ideia do porquê Hyunjoo havia desaparecido e não tínhamos escolha a não ser ficar em posição, pois estávamos preocupados que ela atrapalhasse esse importante cronograma.

Knetz repararam que no dia 25 a performance foi no Music Bank, e não no The Show. Ela a acusou de ter sumido para os ensaios, mas foi encontrado um vídeo de Chaewon indo para o programa no horário correto, com cabelo feito e maquiagem no rosto, pronta para os ensaios matinais.

Por isso, Chaewon editou seu posicionamento e disse “O dia que ela não apareceu foi 11 de setembro de 2015, no Music Bank”. Contudo, foi possível ver que, pelo menos duas horas antes do show começar, Hyunjoo também estava presente nessa ocasião:

Porém, após o ensaio (dry reharsal) e o ensaio de câmera, Hyunjoo ainda não apareceu e tivemos que terminar o ensaio com cinco membros e esperar ansiosamente pelo seu retorno. Antes da transmissão ao vivo, Hyunjoo afirmou, ‘Ainda temos que fazer a transmissão ao vivo’ enquanto voltava para a sala de espera como se nada tivesse acontecido.

Por causa disso, fomos lembradas como o primeiro girlgroup que estreou há menos de uma semana a pular os ensaios, e ficamos conhecidas como o girlgroup rude em apenas uma semana.

Nesse ponto, também é questionada essa situação, já que não há nenhuma prova de que isso de fato aconteceu e a mídia jamais reportou nada parecido, nem nenhum funcionário de music shows reclamou sobre a reputação do April.

As ações de Hyunjoo foram tão repentinas e ficamos surpresas e chateadas por Hyunjoo não pensar na equipe. Mesmo assim, pensei que isso poderia acontecer uma única vez, e pensei que se eu tomasse cuidado especial com Hyunjoo, ela não faria isso de novo e ficaria bem.

Mas com o passar dos dias, o comportamento de Hyunjoo se tornou mais severo e toda vez que tínhamos prática de dança, ela dizia que tinha zumbido (tinnitus), seus joelhos doíam, seus pulsos doíam, seus tornozelos doíam, sua cabeça doía, e ela sempre tinha uma mancha que doia todos os dias. Se fosse algo que ela queria fazer ou se as câmeras estivessem ligadas, ela sorria como se nada tivesse acontecido. Mas se fosse algo que ela não queria fazer ou quando estávamos apenas praticando, ela diria que se sentiu mal e raramente participaria. A aparição na câmera não é tudo, e sendo nós as membros que tiveram que praticar juntos fora do palco, estávamos cansadas ​​das ações de Hyunjoo, e suas afirmações sobre o bullying não são verdadeiras.

Mesmo durante a nossa aula de coreografia para o nosso retorno com ‘Tinkerbell’, ela se deitava no chão e ouvia por dez minutos antes de sair. A coreógrafa também disse que Hyunjoo não estava motivada e negligenciava a prática, ela iria mostrar a ela o vídeo de dança e dizer a ela para memorizá-lo. Hyunjoo diria que ela iria memorizar e que iria para casa. Naquela época, apesar de ter sofrido muito estresse, aguentei. Era uma situação em que eu tinha que cuidar de mim mesma enquanto cuidava de Hyunjoo. Embora eu fosse a membro mais velha, tinha apenas 20 anos na época.

E, de acordo com a política de gestão da agência, não tínhamos celulares pessoais desde os tempos de pré-estreia em 2015 a setembro de 2017. Durante esse tempo, nós seis compartilhamos um único ‘celular da equipe’, que não era um smartphone. Só tínhamos permissão para salvar os números de telefone dos funcionários da agência e de familiares diretos naquele telefone. Também estabelecemos um limite de 3 minutos por pessoa para falar neste telefone da equipe. A agência verificaria o histórico de ligações e, para quem ultrapassasse o limite, haveria algum tipo de penalidade.

Em um ponto, no entanto, Hyunjoo começou a usar seu celular pessoal. Enquanto o resto de nós só poderia ir para casa durante as férias, Hyunjoo viajou de casa – depois de exigir que ela gostaria de morar em casa.

Então, um dia, enquanto Hyunjoo continuava complicando as coisas para o grupo, algo grande aconteceu. Pelo que seu irmão escreveu sobre nós, diz que Hyunjoo encontrou kimbap podre em seu carro – que ela limpou e borrifou perfume para disfarçar o cheiro. Foi dito que as membros e o gerente ficaram bravos com ela por causa do cheiro. Nada disso é verdade.

Lembro exatamente o que aconteceu hoje – o dia em que fomos ao ‘THE SHOW’ para uma apresentação de ‘Tinkerbell’. Recebemos o kimbap como parte do apoio dos fãs naquele dia. Deixamos a comida no carro enquanto esperávamos pela nossa vez.

Quando Hyunjoo chegou, ela fez uma careta sobre o cheiro de kimbap. Ela então começou a borrifar seu perfume por todo lado, dentro do carro com as janelas abertas. Jinsol e Yena, que estavam sentados nos bancos traseiros, foram pulverizadas com o perfume. Pedimos a ela que parasse de borrifar porque estava nos dando dor de cabeça. Ela ficou agressiva, porém, atacando os membros com palavras maldosas e levantando a voz. Mais uma vez, porque sempre fui a única a tentar ajudar Hyunjoo ao seu lado, pedi a ela para manter a voz baixa. Eu estava preocupada que nossos fãs fora do carro pudessem ouvi-la.

Não importa o que Hyunjoo fizesse, eu tentei olhar para o lado positivo e dizer coisas boas sobre ela. Mas foi a primeira vez naquele dia que disse a ela para parar. É por isso que me lembro tão claramente até hoje. Hyunjoo acabou ficando frustrada comigo, reagindo com extrema irritação. Sinceramente, pensei que Hyunjoo e eu nos demos bem, pensei em Hyunjoo como uma amiga e Hyunjoo costumava me agradecer por estar ao lado dela como sua unnie. Fiquei realmente surpresa com o fato de ela ter ficado tão irritada comigo dessa forma.

No dia seguinte, quando tínhamos uma apresentação de ‘Show Champion’ agendada, Hyunjoo não apareceu. Estávamos arrumando nosso cabelo e maquiagem, quando nosso empresário veio até nós e nos disse que o palco havia sido cancelado para nós e então voltamos para o dormitório.

Não tínhamos ideia do motivo pelo qual foi cancelado. Sentimos que era o fim do mundo. Não sabíamos o que aconteceria conosco após o cancelamento. Estávamos com medo de ser o fim do April, embora tentássemos tanto nos manter juntas. Alguns meses depois, soubemos que Hyunjoo foi ao pronto-socorro no dia em que não apareceu para a apresentação. No dia em questão, realmente não tínhamos ideia do que estava acontecendo.

Mesmo que Hyunjoo nos tenha deixado no meio de nossas promoções de ‘Tinkelbell’, o resto de nós teve que continuar. Fizemos a mascote se apresentar em seu lugar. Começamos a nos preparar para o show como um grupo de quatro membros.

Cada vez que Hyunjoo mostrava sinais de exaustão, eu tentava entender o que ela estava passando e ajudá-la a se manter no caminho certo. April tem sido uma oportunidade insubstituível para mim, então eu não queria desistir. E Hyunjoo era uma boa amiga e irmã de quem eu gostava.

Na verdade, minha mãe e a mãe de Hyunjoo eram amigas próximas também. E como a pessoa mais próxima de Hyunjoo no April na época, eu senti que é minha responsabilidade manter o grupo unido – especialmente quando Hyunjoo realmente começou a causar problemas para nós.

Para os outros membros, eu decidi que não posso deixar Hyunjoo continuar agindo do jeito que ela agia. Então fiz o que pude, ouvindo-a com mais frequência e cuidando dela com mais atenção do que antes. Eu tentei apoiá-la de todas as maneiras que pude, esperando que meu esforço valesse a pena e que Hyunjoo se recuperasse.

Hyunjoo sempre dizia que não se sentia bem ou que estava exausta. Eu não a critiquei sobre isso, e nunca duvidei por um segundo que ela e eu somos melhores amigas, como irmãs de verdade.

Então, eu quero perguntar isso a Hyunjoo.

Eu tentei tanto entender o que você está passando, tentei ter certeza de que você conseguiria o que queria. E você sempre disse que me apreciava como uma irmã de verdade. Então, por que você foi pelas minhas costas e me enquadrou como alguém que intimidou você? Eu também estava exausto de ficar ao seu lado e cuidar de você. Então, por que você me transformou neste traidor? Por que inventou todas aquelas mentiras e boatos sobre mim e por que os espalhou?

Para ser honesta, eu simplesmente não conseguia entender por que Hyunjoo estava fazendo isso. Senti que a vida estava sendo tão injusta que não queria mais continuar vivendo. Muitas de nós ainda estamos sofrendo por causa das mentiras que ela espalhou, mas ela está postando vídeos em seu canal no YouTube. Ela parece feliz.

Mas eu gostaria que ela desfizesse o dano agora. Eu fiquei quieta o máximo que pude. Espero que ela aprenda que a atenção e a fama que ela ganha dessa forma nunca durarão. E espero que ela saiba que a verdade sempre prevalece.

E depois de ler as revelações dos supostos conhecidos de Hyunjoo, tentei recuperar tudo e qualquer coisa do passado que eu pudesse usar como prova e registro. Até pedi para recuperar os dados antigos do meu antigo telefone que usei no início dos meus dias de estreia. Também rastreei meu histórico médico com um psiquiatra na época. Também encontrei mensagens entre os pais. Eu realmente fiz tudo que pude, então vou explicar tudo com o que coletei para provar que nenhuma dessas afirmações feitas sobre mim é verdadeira.

Eu não queria olhar para trás para essas memórias. Eu nunca quis falar sobre aqueles dias, nunca. Minha vida foi arruinada e estou apenas deixando o tempo passar pensando que não quero mais viver. De qualquer forma, não vou sentar e assistir mais porque agora preciso que todos saibam como tudo isso foi injusto para mim.

Achei que podia esperar e a verdade se revelaria. Mas percebo que nada mudará com a espera.

Por favor, dedique um tempo para ler tudo, porque eu tenho sido totalmente honesto, para compartilhar a verdade e a única verdade com meus fãs.

Hyunjoo então usou seu Instagram para revelar que estava de fato sendo processada.

Olá, aqui é a Lee Hyunjoo.

Em primeiro lugar, gostaria de falar brevemente sobre minha situação. Meu irmão mais novo, que ainda é estudante, foi processado, por isso nossa família se concentrou nessa reclamação. Ainda não ouvi falar diretamente da polícia, mas descobri por meio de relatórios que também fui processado. Acho que terei que me preparar muito para a acusação contra mim no futuro. Sei que muitas pessoas estão preocupadas comigo e me apoiando, e agradeço sinceramente. Estivemos agindo bastante até agora e continuaremos a fazê-lo no futuro. Estou escrevendo isso hoje porque estou um pouco preocupado com alguma coisa. Como todos vocês sabem, muitas coisas aconteceram recentemente e eu sei melhor do que ninguém que críticas e comentários maliciosos podem ser dolorosos e até insuportáveis ​​para as pessoas envolvidas. No momento, estou bem e com saúde, mas estou preocupada, pois esta situação me lembra da época em que meu corpo e minha mente estavam sofrendo. Não quero causar a ninguém a mesma dor que sofri. Todos podem cometer erros. Mas isso só pode ser considerado um erro se você aceitar seus erros e se esforçar para corrigi-los. Só então o perdão pode ser possível e ser considerado um erro. Por isso, peço sinceramente que todos parem de enviar críticas e comentários maliciosos aos membros (do Appril) e seus conhecidos. Eu tentei o meu melhor para ser grata até mesmo pelos menores momentos de felicidade durante a vida. Todas as pessoas têm direito a ser felizes e espero que também possam encontrar essa felicidade. Eu me sinto mais preocupada com essas coisas hoje porque está chuvoso. Espero que todos tenham uma feliz sexta-feira. Obrigada por ler minha divagação.

21 de junho

April cedeu uma entrevista para a ‘Sports Kyunghyang’, exceto Rachel e Chaekyung, que não eram membros na época, apenas Naeun, Jinsol, Yena e Chaewon. Elas falaram sobre como o tempo parou dia 28 de fevereiro e afirmaram que não são as causadoras dos problemas, mas sim as vítimas e que estão sendo vistas como criminosas.

Naeun usou a oportunidade para mostrar seu diário quando Hyunjoo saiu do grupo em 2016 e também registros de tratamento psicológico de 2015 até 2016. Chaewon fez o mesmo, onde falava sobre as ‘mentiras’ de Hyunjoo e como tais mentiras a fizeram sofrer.

Sobre os sapatos, foi dito que havia de 2-300 pares na porta do dormitório dependendo do dia. Os sapatos em questão foram dados dois para cada (na acusação foi dito que havia um par para cada), e que foi um patrocínio para que usassem nos ensaios. April explica que eram sapatos comuns, que qualquer girlgroup rookie receberia, não eram caros então não havia motivo para que fossem roubados.

Naeun explicou:

Não escrevemos nomes nos sapatos, então não temos como saber de quem é de quem, então é impossível que tenhamos sido capazes de roubá-los propositalmente para intimidar alguém. Quatro membros têm o mesmo tamanho, 230, e de vez em quando ficamos confusos sobre quais sapatos pertencem a quem. Naquela época, eu pensei que estava usando o par errado, mas nunca pensei em roubar os sapatos maliciosamente.

Sobre o Tumbler, Naeun também se pronunciou sobre:

O incidente do tumbler foi semelhante ao incidente dos sapatos. Havia mais de 100 tumbler em todas as partes do dormitório e nos armários acima da pia. Chegou ao ponto em que a faxineira disse que tínhamos mais tumblers do que a Starbucks e que poderíamos abrir um café.

Há muitas pessoas perguntando se era caldeirada de pasta de soja (doenjang) ou caldeirada de pasta de soja extra-forte fermentada (cheonggukjang); era ensopado de pasta de soja. Como estávamos de dieta, não podíamos comprar comida no refeitório da agência para comer, então geralmente comíamos salada ou frutas ou algo da loja de conveniência. Minha mãe tinha feito alguns blocos de ensopado de pasta de soja que eram mantidos congelados, e eu esquentei, adicionando tofu a eles antes de colocá-lo em um tumbler e colocá-lo em uma programação.

Aquele tumbler não era vermelho como o irmão de Hyunjoo havia dito, mas um rosa claro. Não havia nome nele também. Quando eu usei, Hyunjoo não estava nos dormitórios. Hyunjoo estava sempre doente e seguindo seus próprios pedidos, excluindo os dias de treino e dias de rookie, ela quase sempre não morava nos dormitórios.

Eu nunca tinha visto Hyunjoo usar este tumbler regularmente, nem ela disse que era um objeto precioso ou um presente de sua avó. Naquele dia, quando ela viu o tumbler no local, ela ficou muito brava e eu pedi desculpas imediatamente. Terminei de comer a sopa com os membros e lavei o tumbler com limpeza quando voltamos para os dormitórios.

O April então mostrou um vídeo de uma festa de aniversário para ela, que não foi feito para ser lançado como conteúdo oficial do April, afirmando que ela não teria ficado tão feliz com a festa se realmente sofresse bullying e que o tal vídeo não existiria.

April mostrou fotos tiradas em 2015, quando eram trainees. Disseram que Hyunjoo costumava dizer que não queria ser uma ídolo e que isso era difícil para ela. Elas afirmam que ela queria ser atriz.

Fãs, no entanto, afirmam que as fotos ditas como de 2015 foram tiradas em 2016, mas foi descoberto que foram sim de 2015. Mesmo assim, ainda haviam dúvidas se as fotos foram espontâneas, pois foram tiradas para uma gravação e isso não é sinal de bom relacionamento.

As fotos batem com o conteúdo lançado em 2016 (e gravado em 2015), e foram supostamente patrocinadas pela marca de roupas ‘Style Nanda’.

April depois explicou que as fotos não foram tiradas por obrigação ou por patrocínio, e sim voluntariamente.

Em relação aos sumiços de Lee Hyunjoo, o grupo diz:

Hyunjoo sempre esteve doente desde os dias de trainee e foi muito difícil para nós, pois ela não apareceu para os treinos. Ela também não compareceu a duas programações de shows musicais. Em 11 de novembro, Hyunjoo não apareceu no ensaio para o Music Bank. Naquele dia, ela nem tirou fotos para a imprensa de ‘indo para o trabalho’ e entrou pelos fundos do prédio. Ainda nos lembramos claramente, como ela não havia aparecido nem mesmo um pouco antes dos ensaios, os membros choraram e praticaram apressadamente a coreografia feita para 5 pessoas. Ela veio um pouco antes da transmissão ao vivo e disse que precisava fazer a transmissão ao vivo. Depois disso, não pudemos apresentar essa música em programas de música. Pensamos que havíamos recebido uma penalidade.

Depois disso, quando começamos as promoções de ‘Tinkerbell’, ela não apareceu para o Show Champion. Não sabíamos o porquê. Ela também não apareceu para a transmissão e o gerente nos disse para voltar para os dormitórios. Voltamos a chorar enquanto removíamos os adesivos de nosso rosto e as extensões de cabelo presas. No dia seguinte, a agência nos disse que iríamos nos apresentar como 4 a partir de então, e ficamos acordadas a noite toda para preparar a nova coreografia. Tínhamos só pensado que Hyunjoo devia estar doente de novo naquela época.

Houve também explicações sobre a acusação em torno do incidente com Kimbap. Elas dizem que sim, havia kimbap onde as mais novas sentavam, a comida estragou e Hyunjoo supostamente começou a jogar perfume ao redor. Como Yena é sensível a cheiros, ela teve uma dor de cabeça e pediu para Hyunjoo parar, e supostamente Hyunjoo começou a gritar com a colega de grupo, apesar de pedirem que ela parasse pois poderiam a ouvir de fora. Supostamente, ela não foi pro Show Champion naquele dia.

 

Embora agora sejamos adultos, na época tínhamos apenas 14, 15 anos. Podemos não ter conseguido nos conhecer bem devido ao nosso curto período de trainees. Além disso, podemos não ter conseguido entrar em contato com todos os membros ou não queríamos nos aproximar. Todos nós não podíamos nos tornar próximos uns dos outros. Isso é um grande pecado? Como todos os outros grupos femininos, há ciúme dentro da equipe e, mesmo que não seja intencional, haverá palavras que machucam umas às outras. Mas ainda trabalhamos duro para tentar fazer as coisas funcionarem. Sentimos que todos os outros ídolos, veteranos e trainees nos entenderiam.

Enquanto morávamos nos dormitórios, havia momentos em que não podíamos dizer nada, embora estivéssemos chateadas. Naquela época, fazíamos apenas o que a empresa mandava. Não havia tempo para cuidar uma da outra. Foi quando passamos do quinto ano que começamos a viver em dormitórios separados que começamos a sentir falta uma da outra e a perceber a importância uma da outra. Mas APRIL desmoronou por causa de Lee Hyunjoo. Espero que ela não culpe as membros, independentemente do motivo de suas dificuldades.

22 de junho

Foi liberada a segunda parte da entrevista, e mostrados trechos do diário de Lee Naeun e Yena, assim como dos tratamentos psicológicos de Lee Naeun e Chaewon.

Diário de Naeun, 25 de fevereiro: “Unnie está doente de novo. Recentemente, todos os membros e eu estamos cansadas. Eu quero saber. Qual é o problema. É uma coisa muito grande para eu entender … ela realmente quer realizar seu sonho?”
Diário de Naeun, 27 de fevereiro: “Unnie está doente de novo. Meu coração está quente. Embora ela goste de presentes, prática e esforço, qualquer coisa difícil, ela não gosta. Se ela fizer as coisas dessa forma, as coisas que ela deseja acabarão sendo alcançadas? Existe um caminho certo? Hoje foi um dia tão patético e difícil.”
Registros de tratamento de Naeun, 31 de março: “Minha condição está ficando séria. Eu penso na morte algumas vezes por dia. Unnie está tentando usar a coroa sem um único esforço.”
Registros de tratamento de Chaewon, 16 de abril: “Não é tão egoísta ficar doente em um dos dois anos que ela treinou? Eu odeio vê-la agora e odeio como as outras estão tendo dificuldades… Aquelas que praticam muito só se tornam idiotas… Acho que esse é o meu limite. Eu mal estou sobrevivendo a cada dia. Eu não choro com frequência, mas recentemente eu choro todos os dias. Eu quero morrer recentemente.”
Diário de Yena, 13 de maio de 2016: “Passamos pelos programas de música como 4 de nós pela primeira vez. Só fizemos alterações como 4 há dois dias, então ainda estamos muito confusas e cometemos erros. Eu estava tão preocupada. Assim que descemos do palco, as membros soltaram todas as lágrimas que estavam segurando. Hoje foi tão deprimente.”

Sobre o diário de Naeun, inicialmente revelado por sua irmã, a idol explicou que todo o seu diário foi preenchido com reclamações sobre as supostas mentiras e ações de ‘duas caras’ da Hyunjoo. No entanto, ela também escreveu sobre suas dificuldades e lutas emocionais. Ela afirma que as membros, menos Jinsol estavam todas sob tratamento psicológico pelo estresse causado por Hyunjoo.

April afirma que Hyunjoo era privilegiada pois deixaram ela usar celular quando o grupo não podia, assim como voltar para casa quando quisesse. Foi dito que durante preparativos para ‘Tinkerbell’, entre fevereiro e abril, Hyunjoo as pintou como culpadas e sempre as acusava de ter roubado algo. No entanto, olhando pelo CCTV, nunca era encontrado nada.

Knetz encontraram fotos de 2016, na graduação do ensino médio de Yena, em que o grupo, de fato, usava seus celulares pessoais, mesmo elas tendo dito em entrevistas em 2017 que não usavam celulares por 2 anos.

É preciso esclarecer que esses celulares podem ser de managers, ou de familiares.

Foi dito que Hyunjoo as acusou de terem roubado 100,00 KRW (wons), e por isso atacou os bolsos de Jinsol, resultando em Jinsol chorando no chão de tanta vergonha. Ela supostamente fez todas checarem suas bolsas também, e olhando o CCTV não encontraram nada.

Havia moletons que eram vendidos em lojas de porão por cerca de 5.000 KRW. Era azul marinho e todas nós compramos os mesmos, então não podíamos dizer de quem era qual. Eu tinha usado os que minha mãe havia colocado na minha gaveta para mim, mas Lee Hyunjoo disse que era dela. Achei que ela estava brincando então perguntei o porquê e ela disse que pelo comprimento (N/T: tamanho), era dela. Eu me tornei alguém que roubou os pertences de outras pessoas novamente e todos me encurralaram. Não consigo expressar como me senti então. Eu pensei que enquanto essa pessoa existisse, eu me tornaria uma criminosa. No entanto, como tais coisas aconteciam com frequência, mais tarde as membros começaram a escrever números ou iniciais em seus pertences pessoais ou roupas íntimas. Talvez todas tenham ficado traumatizados. Sempre que dizíamos ‘vamos comer’, ela dizia que não queria contar para a agência que a deixamos de fora novamente. Como isso acontecia com frequência, fomos repreendidos pela agência. Mais tarde, tivemos neurose e queríamos comprar um gravador.

Elas afirmam que não tinham dinheiro, mas deram um par de sapatos para Hyunjoo e colocaram junto um bilhete dizendo ‘Espero que a unnie esteja feliz’. Hyunjoo usou os sapatos no The Unit, e o grupo questiona se ela teria feito isso se houvesse sofrido bullying.

Se eu fosse culpada que cometeu violência contra ela, ela teria usado aqueles sapatos no show?

Elas também usaram fotos para mostrar proximidade com Hyunjoo, supostamente durante a graduação de Chaewon em fevereiro de 2015.

No entanto, Knetz suspeitam que não foi a graduação de Chaewon, e sim a de Yena. Na graduação de Chaewon, ela usava um diferente casaco, estava sem cachecol e segurava flores diferentes.

 

 

O grupo completa dizendo que Hyunjoo esqueceu dos bons momentos e que os sete anos de trabalho duro desapareceram junto à criticas contra as famílias das integrantes.

23 de junho

O irmão de Lee Hyunjoo foi inocentado das acusações de difamação, a polícia chegou a conclusão, a partir de investigação, que não haviam intenções maliciosas em seus posts, mas sim a de clarear a imagem de sua irmã. Imagem essa que foi prejudicada após sua saída do grupo, portanto, a sua intenção era corrigir os fatos.

No dia 14 de junho, a polícia decidiu não apelar os conteúdos do irmão da ex membro do April, Lee Hyunjoo, escritos em 28 de fevereiro e março, pois foram reconhecidos como não sendo difamação.

Os representantes legais explicaram:

“O irmão de Lee Hyunjoo foi notificado de que não havia acusações em 20 de junho e pôde confirmar o motivo específico em 22 de junho, solicitando uma cópia da notícia. Também parece que a DSP Media também recebeu o aviso sobre não haver acusações antes ou depois de 20 de junho.

Houve um total de seis pessoas que acusaram o irmão de Lee Hyunjoo, mas as informações sobre as seis pessoas não estão incluídas na notícia. Planejamos entrar com ações adicionais para descobrir quem são as seis pessoas.

Essas seis pessoas fizeram a reclamação a fim de receber um julgamento legal e prosseguiram com o processo de reclamação contra um menor (irmão de Lee Hyunjoo), então esperamos que eles apresentem os argumentos necessários dentro do procedimento estipulado por lei.”

De acordo com o TenAsia, a polícia revelou os motivos destrinchados pelos quais negaram o processo da DSP contra o irmão de Lee Hyunjoo:

  • Hyunjoo foi supostamente excluída pelos membros do April.
  • As membros riram por trás das costas da mãe de Hyunjoo e não a cumprimentaram quando ela foi na empresa.
  • Alguém deixou kimbap apodrecido no assento de Hyunjoo no carro, e os membros e o gerente xingaram ela pelo cheiro.
  • A parte queixosa colocou cheonggukjang num tumbler comprado pela avó de Hyunjoo.
  • Outra membro usou os sapatos de Hyunjoo e os jogou nela, dizendo pra que ficasse com eles.

Conforme escrito por TenAsia, a polícia também julgou que o conteúdo não pode ser considerado disseminação de informações falsas como o conteúdo, incluindo o incidente do tênis e do copo, como ela teve dificuldades devido ao bullying em grupo e os detalhes de sua vida diária como um grupo com os queixosos não estava longe da verdade.

Com isso, parte da internet conclui que de fato a polícia reconhece que houveram situações desconfortáveis vivenciadas por Lee Hyunjoo enquanto membro do April. Foi liberado nesse artigo em particular que os queixosos (parte acusadora) do processo viviam com Hyunjoo, como parte do grupo.

No momento, fãs estão aguardando um pronunciamento oficial da DSP, da polícia, ou das integrantes em relação ao ocorrido.

15 de setembro

Hyunjoo informa via Instagram que está sendo processada por difamação por duas integrantes do April. Ela diz que é difícil lidar com tantos processos devido ao aspecto financeiro, mas que está ajudando as investigações da melhor forma possível.

Em relação ao post no twitter feito citando jeon somin

Foi feita uma publicação errônea, feita por uma pessoa da equipe, que citava o nome de Jeon Somin ligado ao artigo publicado nesse dia 23. No entanto, assim que a equipe percebeu, o tweet foi deletado, pois o nome dela jamais foi citado no artigo.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12)

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
57
wanne
Fundadora da NPOMV, responsável por atualizações de notícias nas redes sociais e criadora de listas para o site. Graduanda em psicologia.

1 Comente

  1. que doidice do cranco esse negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar

Mais em Noticias