Maior que carreiras – Confira alguns dos melhores covers de 2020.

Variando entre super produções, performances completas ou mais intimistas, fazer covers como forma de homenagem ou releitura é comum em qualquer indústria musical – No K-pop, não poderia ser diferente. 2020 foi um ano marcante em vários sentidos e, como de costume diversas músicas ganharam reinterpretações por parte dos artistas da cena da música pop coreana. Confira alguns ótimos trabalhos na lista abaixo.

Verivery – Square (Baek Yerin)

Começando pela agridoce ‘Square’, originalmente da solista Baek Yerin, sob interpretação de Hong Minchan e Jo Gyehyeon, do boygroup da jellyfish, Verivery. A faixa possui uma ambientação e letra um tanto melancólicas e os meninos apostaram em suas fortes habilidades musicais enquanto vocalistas líderes de seu grupo, entregando um excelente cover. Além do encaixe das vozes, Minchan ainda toca guitarra no vídeo, também produzido pelos membros do grupo. 

The Boyz – Danger (Taemin)

Um grande marco para os fãs de boygroup em 2020 foi a exibição do reality Road to Kingdom, da Mnet, como forma de aquecimento para sua sequência no ano que vem. Com performances extremamente bem arquitetadas e executadas, o The Boyz se destacou desde sua primeira missão, onde apresentaram um cover impecável da música de debut solo de Taemin (SHINee). Danger repercutiu nas redes sociais e recebeu elogios do próprio Taemin, garantindo ao The Boyz o gás necessário para perseguir o primeiro lugar na competição.

ONF – It’s Raining (Bi RAIN)

Ainda em Road to Kingdom, temos ONF com It’s Raining (Original pelo solista Bi Rain), exalando energia e superando expectativas. O rearranjo foi produzido por monotree e MK (ONF) e conta com a base instrumental de Complete, segundo lead single do boygroup. A performance possui um jogo de cortinas e faz alusão a carreira de Michael Jackson, além de homenagear um dos maiores solistas senior do k-pop, RAIN. O grande número rendeu ao On/Off a vitória da rodada e contribuiu para sua vice-liderança na competição. 

Dreamcatcher – Oh my (Seventeen)

As meninas do Dreamcatcher sempre mostram um excelente trabalho em suas performances, mas também capricham quando o assunto é produzir covers. O destaque da vez vai para o mais recente “Oh My”, originalmente performada por Seventeen. Em um vídeo musical adorável, o Dreamcatcher mostra grande versatilidade, destoando de seu conceito sombrio dos palcos e chamando atenção positiva da fanbase. As meninas também são conhecidas por outras releituras envolvendo boygroups, como Bang Bang Bang, do Bigbang e Really Really de Winner

Ha Hyunsang – Falling (Harry Styles)

Ha Hyun Sang é um solista da cena indie sul coreana, além de ser vocalista da banda Hoppipolla – Formada pelo JTBC SuperBand – Exibido ano passado. O rapaz possui um vocal suave e um estilo único, trazendo conforto aos ouvidos com seus álbuns e covers. Em ‘Falling’, Hyunsang canta excepcionalmente um dos sucessos do LP fine line, do cantor britânico Harry Styles.

VoiceBand EXIT X Suhyun (AKMU) – Disney Medley

A banda acapella EXIT se aliou a Lee Suhyun (Akdong Musician) para entregar um belíssimo medley com músicas dos filmes da Disney. A cantora declaradamente fã dos filmes é uma verdadeira princesa da voz e os rapazes fazem um ótimo conjunto. Atualmente, tanto Suhyun quanto EXIT produzem vídeos para o Youtube.

Weeekly – Medley 1st Win Songs 

As vocalistas do girlgroup novato Weeekly (PlayM Ent.) soltaram a voz em um mashup de músicas que ganharam o primeiro lugar da semana (Chamado de 1st Win, pelas fanbases). O cover foi distribuído pela 1thek e seu canal do youtube e arranjado por monotree, envolvendo o primeiro hit de grupos como BTS, Stray Kids, Twice, Gfriend, entre outros. Weeekly é um grupo rookie promissor de 2020 e já exibia seu potencial mesmo antes de debutar. As integrantes também são capazes de escrever e produzir suas próprias músicas.

https://www.youtube.com/watch?v=r9Zp0gte-qM

TXT – Short Hair + She Was Pretty + Dynamite

Cumprindo a tradição das premiações de fim de ano onde grupos juniores homenageiam seus seniores, os garotos do TXT subiram ao palco do MAMA (Mnet Asian Music Awards) ornamentados pelo conceito Disco para performar versões um tanto diferentes de Short Hair (Cho Yong Pil) e She Was Pretty (J.Y Park), ambas amarradas pelos backing vocals de seu recente comeback ‘Blue Hour’ . O grand finale foi um pequeno trecho de Dynamite, agora eternizada música do ano, original por seus colegas de empresa, BTS. 

 

OnlyOneOf e Onewe – Dolphin (Oh My Girl)

Uma das b-sides icônicas desse ano é sem dúvidas dolphin, de Oh My Girl. A música recebeu diversos covers e tocou em quase todos os lugares, apesar de não ser o single principal de Nonstop, sétimo EP da carreira do girlgroup. A parte mais interessante de um cover é a elevação da obra original a diferentes gêneros musicais ou estilos artísticos. Dolphin é um synthpop lúdico que foi transformado em um pop-rock deep bass pelos meninos da banda Onewe.

Outro cover surpreendente da faixa é o do grupo masculino OnlyOneOf, que tornou a canção original em um R&B com elementos de hip-hop e uma dose de mistério e sensualidade. 

 

The boyz (Sunwoo) – 100 Degrees (Rich Brian)

Em 2020, The Boyz começou a colher os frutos de seu crescimento orgânico nos últimos três anos de indústria, tal crescimento foi recompensado aos fãs com diversos projetos, apesar da agenda lotada. Na intenção de exaltar os talentos individuais dos integrantes surgiu o ‘A to Boyz’, onde os membros lançariam covers da forma de sua preferência, podendo ser cantado ou dançado. O rapper principal do grupo, Sunwoo, reescreveu a letra de 100 Degrees – Originalmente lançada pelo rapper indonésio Rich Brian – em um cover divertido e caloroso. O conceito para o vídeo é bastante atual e colorido, ressaltando a personalidade de Sunwoo.

 

Dreamnote – Medley História dos GirlGroups

Para finalizar nossa lista temos Dreamnote com seus medleys impressionantes. Também distribuído pela 1thek, os vídeos fazem uma breve recapitulação na história dos boygroups e girlgroups. Miso, Lara, Sumin e Youi fazem uma incrível e harmônica performance vocal com muito carisma e versatilidade. O vídeo abrange grupos de 1997 a 2019, fazendo um verdadeiro balanço da evoluação da indústria. 

 

 Existe uma infinidade de outros bons covers postados esse ano, esperamos que os leitores deem chance a outros artistas e trabalhos. Em meio ao caótico 2020, nossos momentos de descontração e pequenas alegrias são os mais importantes. Na indústria da música, apesar da batalha constante de sobrevivência, é bom ver que a rivalidade se dissipa nos palcos, estúdios ou até em simples salas de ensaio. 

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

AUTOR gabbie