Kpop na quarentena

A quarentena tem sido um período difícil e de muitas adaptações a todas as pessoas. Neste período deixamos de realizar algumas de nossas atividades do dia a dia ou tivemos que encontrar uma maneira de realizá-las online e de maneira alternativa. No Kpop esse impacto não foi diferente. Os eventos começaram sendo adiados até que fossem cancelados, logo não era mais possível que fossem realizados shows, fansing ou qualquer tipo de apresentação ao vivo com a participação de uma plateia.

Por isso a indústria do kpop começou a sua busca por novas formas de sobreviver nessa pandemia, tomando de início os shows online, que se tornaram a ferramenta de maior destaque neste momento, permitindo que os artistas realizassem suas apresentações aos fãs de todas as partes do mundo, tomando por exemplo a Beyond Live da SM, onde os artistas da empresa como SuperM, Super Junior, NCT, TVXQ, entre outros, se apresentaram ao vivo com a participação dos fãs através de de chamadas de vídeos. Muitos outros grupos adotaram essa prática também, como BTS, Monsta X, Dreamcatcher, Pentagon, Blackpink e outros mais. 

Tivemos também a BangBangCon, na qual durante 2 dias foram exibidos shows antigos do BTS de forma gratuita. O DAY6 também adotou esse formato e realizou o Midnight Concert, exibindo apresentações de sua última turnê. Além das apresentações online, foi adotado pelos grupos o fansing online, seguindo o costume padrão do fansing convencional, você possui um tempo para conversar diretamente com seu idol e ele assina seu álbum que é enviado pelo correio, nesse formato você ainda possui a possibilidade de gravar sua tela para ter esse momento como recordação. 

Por último surgiu um novo serviço de chat chamado Bubble, no qual você pode enviar e receber mensagens, áudios ou fotos dos seus idols favoritos, esse é um serviço pago que atualmente está disponível para alguns grupos das empresas: SM, JYP, FNC e JELLYFISH. Essa é uma forma de interação mais pessoal, por isso exige que as pessoas tenham mais cuidado com o que falam, apesar do chat possuir um filtro, o uso da plataforma se torna mais saudável e duradouro se todos fizerem sua parte, e desse modo também mais grupo podem acabar aderindo ao seu uso futuramente.

Logo, apesar de todos os problemas que enfrentamos esse ano, o kpop serviu como um apoio para nós, trazendo uma distração nesse momento tão difícil e criando novas formas de interação dos artistas com os fãs, que podem continuar mesmo após a pandemia. Desde de coisas simples como usar gravações de fanchants enviadas pelos fãs em apresentações, até coisas mais complexas como lives pagas. As empresas tentaram manter a proximidade do artista com os fãs sempre viva, e todos pudemos aproveitar nem que fosse um pouquinho desses conteúdos.

Essa capacidade de adaptação do kpop mostrou como ele é versátil e pode se expandir cada vez mais, para continuar vivo por muitos anos a mais.

Tags:, , ,

AUTOR Nunca Pause o MV

Nunca Pause o MV é um selo de criação de conteúdo para kpoppers presente nas principais redes sociais. Trabalhamos para trazer informação e entretenimento para os fãs de KPOP do Brasil! #NuncaPauseOKpop