NPOMV / Dicionário Kpopper

TERMOS USADOS PELO FANDOM

Fandom (n.): Uma palavra que tem duas possíveis origens: uma combinação das palavras inglesas fan (fã) e kingdom (reino), ou uma abreviação de Fan Domain (domínio de fãs). O termo significa um grupo de fãs de alguma coisa específica que apreciam e discutem sobre ela juntos. Muitos fandoms têm nomes próprios, como Cassiopeia (TVXQ), Sone (SNSD), A.R.M.Y. (BTS), Blink (Blackpink), etc.

Idol (n.): Palavra em inglês que significa ídolo. Usada para se referir às celebridades da indústria do kpop.

Bias (n.): Termo usado para definir seu(s) membro(s) preferido(s) em um grupo.

Biased (adj.): Como uma fã de determinado membro se chama. Ex: Se minha bias é a Naeun do Apink, eu sou biased dela. Também é usado para definir uma pessoa que faz as coisas sempre pensando em seu bias. Ex: Eu vou votar no Jooheon do Monsta X porque ele é meu bias, mesmo não achando que ele é a melhor opção da enquete.

Ultimate bias (n.): Dentre todos os seus bias, aquele que mais se destaca. Muitas vezes abreviado como Utt ou Ult. Ex: A Boni é minha Utt bias do Dreamnote.

Bias wrecker (n.): Não necessariamente é seu bias, mas um membro do grupo que desestabiliza sua listinha de bias. É capaz de fazer um fã surtar tão quanto pelo seu bias. Ex: Yeonjun é meu bias wrecker no TXT.

Debut (n.): Quando um grupo ou solo realiza sua estreia oficial.

Pre-Debut/Pré-Debut (n.): Período antes do debut.

Comeback (n.): Quando um grupo volta com um lançamento de album/single e promove essa música após um período de tempo desde o seu último lançamento.

Disband (n.)(v.): Encerramento do grupo ou saída de algum membro.

Rookie (adj.): Novato. Ninguém sabe quando exatamente um grupo ou idol solo deixa de ser rookie.

Trainee (adj.): Artista que ainda não debutou/estreou.

Concept/Conceito (n.): Tema. Normalmente define as cores, estilo das roupas, estilo da música, etc. de um comeback ou debut. Ex: Conceito Fofo, Conceito Sexy, Conceito Dark, etc.

Flop (adj.): Um termo em inglês que significa falha. Usado para se referir a grupos ou solistas que não são tão famosos quanto o esperado.

Nugu (n.): Romanização de “??”, que significa “quem” em coreano. Usado para falar de grupos desconhecidos.

Lightstick (n.): Lanterna/bastão, personalizada de acordo com o grupo, que os fãs usam em performances/shows para demonstrar apoio.

Ocean (n.): Conjunto de lightsticks.

Black Ocean (n.): Forma de protesto de um grupo de fãs. Quando os fãs apagam seus lightsticks durante certa performance ou até mesmo viram de costas para o artista,

Eye Smile (n.): Sorrir com os olhos. Quando um idol sorri e seus olhos diminuem.

ABS (n.): Abreviação de abdome. O termo é usado para se referir à barriga de ‘tanquinho’ de alguns idols. Foi apropriado do uso do termo inglês de mesmo nome e significado.

Dropar (v.): Vem do termo em inglês Drop, que significa derrubar. Basicamente, dizer que vai dropar alguma coisa é abandonar aquela coisa.

CF (n.): Commercial Film. Propaganda.

MV (n.): Music Video em inglês. O clipe musical que é feito para promover uma música.

Netizen (adj.): Uma junção das palavras inglesas Internet e Citizen (cidadão). Comumente usada para se referir às pessoas que acessam a internet e interagem com fandoms, idols, programas de auditórios, etc., por meio dela.

Skinship (n.): Contato físico de idols entre si ou com fãs.

Menpa (n.): Mention Party, ou festa de menções/respostas. É um evento realizado pelos idols em que respondem ao máximo de fãs o possível em uma rede social.

OP (n.): Original Poster, a pessoa que postou o conteúdo originalmente.

Akgae (n.): Fã dedicada a somente um membro no grupo, contato, diferente de um solo stan, Akgae é alguém que desmerece ou desvalida o trabalho do resto do grupo e se demonstra a favor que seu artista favorito entre em carreira solo.

 

TERMOS

Ending Fairy (adj.): Cena final de uma apresentação em que a câmera foca em um único idol. Ali, ele é a “fada da finalização”.

Fancam (n.): Vídeo gravado por um fã.

Fanservice (n.): Interações entre os membros ou voltadas para os fãs com intuito de agradar a quem assiste e mostrar carinho.

Fanmeeting (n.)(v.): Quando o artista se reúne com os fãs.

Fansign (n.)(v.): Evento em que o artista faz uma pequena sessão de autógrafos.

Fanchant (n.)(v.): Partes específicas que a plateia canta junto à performance do artista. Pode conter os nomes dos idols ou apenas reforçar frases importantes.

Line (n.): Grupo específico de certos idols. Ex¹: Mingyu, DK e The8 (SEVENTEEN), Yugyeom e Bambam (GOT7), Jaehyun (NCT) e Jungkook (BTS) são todos nascidos em 1997 e são amigos, portanto, são a 97 line. Ex²: Baekhyun, Chanyeol e Chen (EXO) são nascidos em 92 e por isso são bastante próximos. Todos os 3 são agitados e animados como um beagle. Portanto, são a Beagle Line do EXO.

TERMOS EM COREANO/HONORÍFICOS

Hyung/Hyeong (n.): Como garotos se dirigem para garotos mais velhos de quem são próximos.

Noona/Nuna (n.): Como garotos se dirigem para garotas mais velhas de quem são próximos.

Oppa (n.): Como garotas se dirigem para garotos mais velhos de quem são próximas.

Unnie/Eonnie (n.): Como garotas se dirigem para garotas mais velhas de quem são próximas.

Dongsaeng (n.): O que uma pessoa é de seu hyung/oppa/unnie/noona.

Hoobae (n.): Tem o mesmo sentido de kouhai no japonês. Significa júnior. Alguém que é inferior em um certo cargo. Ex: BTS é Hoobae de BAP porque BTS debutou um ano depois.

Sunbae (n.): Tem o mesmo sentido de senpai no japonês. Significa sênior. Alguém que é superior em um certo cargo. Ex: BAP é Sunbae de BTS porque BAP debutou um ano antes.

Aegyo (n.): Ações consideradas fofas. (Algumas vezes traduzidas como ‘charme’).

Selca (n.): Sinônimo de selfie. Self Cam.

Kdrama (n.): Sinônimo de drama. Novelas ou séries coreanas.

Hallyu (n.): É a Korean Wave, a onda coreana. Usado para mostrar o sucesso da cultura coreana em outros países através de seus artistas e produtos. Ela aumentou graças ao trabalho das Big 3.

Sasaeng (adj.): Extremistas que fazem o possível e o impossível para acompanharem um idol/grupo ou para serem lembradas pelo artista, passando dos limites e acabando por assediar este idol ou grupo.

Hwaiting/Fighting (interjeição): Termo usado para dar forças para alguém prestes a realizar alguma atividade. Força!

 

TERMOS TÉCNICOS DO KPOP

Win (n.): Vitória em um dos programas musicais que passam semanalmente (Music Bank, Inkigayo, Show Champion, M!Countdown, etc)

First win (n.): Primeira vitória em um programa musical.

Daesang (n.): ‘Grande prêmio’. Um prêmio de grande peso em premiações importantes como  Artista do Ano ou Álbum do Ano.

Bonsang (n.): ‘Prêmio Principal’.

Charts (n.):: Parada/plataforma musical. Sites que medem a popularidade das músicas por número de downloads, vendas e afins.

All Kill (n.): Quando uma música fica em #1 lugar em todos os charts principais coreanos ao mesmo tempo. (Melon, Flo, Bugs, Genie, Soribada, Naver)

Perfect All Kill (n.): Quando uma música fica em #1 lugar em todos os charts principais coreanos no ranking diário e de tempo real.

Big 3 (n.): As três empresas de entretenimento mais influentes e conhecidas: Y.G. Entertainment, S.M. Entertainment e J.Y.P. Entertainment.

Killing Part (n.): Parte “de matar” da música. A parte que deixa o público mais impressionado. EX: O Nal Johahae do Jinwoo em Really Really (WINNER), ou o Do you hear me do Sungyeol em The Chaser (INFINITE)

 

TERMOS QUE DEFINEM OS IDOLS/POSIÇÕES DOS IDOLS

Face (n.): Membro mais famoso do grupo. Literalmente a face/rosto, aquele que provavelmente todos conhecem. A posição pode mudar de um idol para o outro pois é baseada na popularidade do artista e é escolhida pelos fãs. Nem sempre o membro mais famoso na Coreia é o mais famoso internacionalmente. Ex: Os coreanos gostam muito da Tzuyu e da Nayeon do Twice, porém Momo é mais popular entre os fãs internacionais.

Visual (n.)(adj.): Membro mais bonito segundo os padrões coreanos, escolhido pela empresa.

Líder (n.): É o membro escolhido como mais responsável e capaz de tomar decisões importantes para o grupo em programas na TV ou no youtube. O líder não tem o poder de retirar um membro do grupo ou qualquer coisa do gênero, é apenas um cargo para escolher um mediador que possa trazer união entre os membros.

Dancer (n.): São os membros que estudaram dança ou que têm maior desenvoltura na dança que os outros.

Rapper (n.): Rapper ou pessoa que faz rap. Um rapper propriamente dito escreve suas letras e tem maior habilidade na pronúncia das palavras enquanto alguém que faz rap somente está reproduzindo as linhas da música que lhe foi passado. Ex: Durante a aparição de Jackson (GOT7) e Rap Monster (BTS) no ‘Problematic Man’, Jackson afirmou que era apenas uma pessoa que fazia rap pois ainda não escrevia suas próprias letras e nem tinha experiência com rap.

Vocal/Vocalista (n.): Pessoa que canta.

Maknae (n.): Membro mais novo.

Main/Principal (n.): Que é o principal na posição que exerce Ex: Main Rapper.

Lead/Apoio (n.): Que é o guia/apoio na posição que exerce Ex: Lead Dancer.

Sub/Suporte (n.): Exerce sua posição como suporte Ex: Sub-Vocal.

(Entenda: Main>Lead>Sub.)

 

PLATAFORMAS

Vlive/Vapp (n.): Plataforma do Naver semelhante ao Youtube, em que idols e outras celebridades coreanas fazem lives, postam vídeos, e fazem partes de webseries, programas que são da TV coreana como talk shows, dicas de maquiagens, e mais.

Naver (n.): Plataforma de pesquisas semelhante ao Google, que também funciona como um site de notícias, e que tem sua própria plataforma de vídeos além do Vlive, onde por vezes algumas performances de comeback de grupos/idols são postadas. Na Coreia do Sul, é mais famoso e utilizado que o Google.

Fancafe (n.): Site coreano que os idols usam para postar fotos, mensagens, etc. (TalkTok) e entrar em contato com os fãs (em sua maioria coreanos). Criar uma conta no fancafe é mais difícil para fãs não-coreanos, devido à sua necessidade de compreensão da língua e número de telefone/endereço coreanos. Por esse motivo, apenas alguns fãs internacionais utilizam a plataforma.

Weibo (n.): Site chinês semelhante ao Fancafe. Idols chineses tendem a usar essa plataforma com mais frequência que idols coreanos e/ou japoneses, ainda que os mesmos a usem vez ou outra.

KakaoTalk (n.): App de conversação coreano semelhante ao Whatsapp, Telegram, Discord, etc. que é famoso entre os coreanos e fãs da cultura coreana. Famoso por seus stickers de personagens, que se chamam Kakao Friends, sendo o mais conhecido um leão sem juba chamado Ryan.

Line (n.): Assim como o Kakao Talk, é um app de conversação, também muito utilizado e conhecido por seus stickers, sendo parte do Naver. Sua popularidade cresceu no último ano graças aos stickers BT21, criados em parceria com o boygroup BTS. Porém, está aberto a argumentos que o KakaoTalk ainda é mais popular.

Universe (n.): Aplicativo coreano criado pelo desenvolvedor NCSoft e operado por sua subsidiária de entretenimento Klap. Serve como plataforma de votações e de distribuição de conteúdos exclusivos pago como realitys, MVs, músicas, etc. Rede social para fãs se comunicarem com seus idols.

Weverse (n.): Rede social para fãs se comunicarem com seus idols.

Lysn/DearU Bubble(n.): Rede social para fãs se comunicarem com seus idols.

 

OUTROS

KWANGYA (n.): Kwangya é o local onde as æ/avatares do universo estabelecido com o debut do aespa vivem. A SM criou o SMCU, que significa SM Culture Universe, portanto, os lançamentos entre todos os artistas agora são interligados.

AOTM (n.): Quadro de vídeos em que dançarinos dos grupos de kpop realizam um cover e um mini documentário sobre a preparação, no canal Studio Choom.