Como é natural em grandes empresas, fanbases organizadas sempre surgem para esperar pelas estreias dos próximos artistas, geração pós geração. Na YG Entertainment, não foi diferente e, os fãs movimentavam-se nas redes sociais mesmo anos antes de qualquer notícia sobre um novo grupo. 

Como consequência de uma grande visibilidade e um fã-clube muito dedicado, surgiu nas redes sociais um projeto em manutenção, que talvez tivesse tudo pra dar certo…menos a boa vontade da empresa. Seguindo o legado da segunda geração, o grupo tentativo foi batizado como ‘Silver Boys‘.

K-pop Star e próxima geração.

O estabelecimento de uma popularidade crescente  começou logo nas primeiras temporadas do reality show ‘KPOP STAR’, entre 2011 e 2012, onde Choi Raesung (Millennium) e Bang Yedam (Treasure) foram apresentados ao público pela primeira vez, juntamente com Lee Seunghoon (Winner), que também era um dos competidores. Anteriormente em 2010, Kang SeungYoon (Winner), também havia conquistado o público coreano com seu talento e carisma no programa de audições ‘Superstar K’, resultando no início de sua carreira solo na época.

Choi Raesung, vencedor da primeira temporada do K-pop Star, era considerado um prodígio da dança em 2012, quando foi recrutado pela YG Ent. Mais tarde naquele ano, Bang Yedam, foi vice-campeão da segunda temporada do show, também ingressando na YG logo em seguida, assim como a dupla AKMU

Em 2014, 8 anos após a estreia de seu carro chefe masculino ‘BIGBANG‘, a YG decidiu lançar seu mais novo reality expositivo, ‘Win: who is next’, que deu origem ao boygroupWinner‘ e, posteriormente fundou ‘Mix&Match’, responsável por formar iKON. Apesar da rivalidade que se construiu neste contexto, os fãs, motivados pela união dos artistas em cena, nomearam as duas equipes (Time A e Time B) como ‘Golden Boys’, enquanto representantes da segunda geração de sua agência. Anos depois, em 2017, surge ‘Silver Boys’, tentativamente sucessores de Winner e iKON.

Ainda neste período, existiam grupos de trainees mais novos, incluindo Yedam, Raesung, Kim Junkyu (Treasure) e Kazama Noa (Solista), que formavam o primeiro ‘Time A’ da terceira geração da YG. Os times recebiam e perdiam membros de forma rotatória, de acordo com a avaliação mensal orquestrada pelos mentores da agência.

O primeiro Time A de estagiários da YG depois de Winner era formado por Bang Yedam, Choi Raesung, Kazama Noa e Kim Junkyu. Apesar da rotatividade, esses meninos permaneceram na equipe de elite por um tempo sólido. 

2017: Stray Kids e MIXNINE.

A primeira formação de Silver Boys nos foi apresentada através do reality show ‘Stray Kids’ (JYP Entertainment), no episódio ‘YG VS JYP’, que endossava competição entre as duas grandes empresas, como já havia ocorrido com outros artistas. No episódio, YG apresenta 7 trainees, que supostamente formariam um grupo, são eles: Jeon Woong (AB6IX), Lee Midam, Kim Seunghun (CIX), Choi Raesung (Millennium), Park Jihoon (Treasure), Bang Yedam (Treasure) e Kim Doyoung (Treasure).

Os meninos se apresentaram, assistiram a equipe da JYP (Atualmente, Stray Kids) e chamaram uma significativa atenção do público. Yedam já havia feito participações especiais em Win e até mesmo em Winner TV, programa dedicado aos preparativos do debut do grupo Winner, por isso já era popular, assim como Raesung que já possuía admiradores desde o K-pop Star.

Equipe de trainees da YG no reality show ‘Stray Kids’ (2017).

Pouco tempo depois os garotos receberam seu nome e várias fanbases foram criadas a partir daí, vídeos feitos por fãs e fotos das salas de treino começaram a circular pelas mídias sociais. A empresa, YG Ent. chegou a divulgar artigos sobre a estréia do grupo, carregando os nomes dos meninos que representaram a empresa. No entanto, os artigos foram ofuscados pelo início do programa de sobrevivência ‘Mixnine’, parceria da YG com a emissora coreana JTBC.

Em MIXNINE, a empresa cedeu pela primeira vez a imagem de outros 3 trainees, esses: Lee Byounggon (CIX), Choi Hyunsuk (Treasure) e Kim Junkyu (Treasure). Ao final do reality show, Hyunsuk e Byounggon integravam o grupo final, respectivamente em quinto e nono lugares. (Junkyu foi eliminado em 35°). De qualquer forma, não foi possível firmar um contrato que agradasse todas as agências responsáveis, causando o cancelamento da estréia.

Byounggon, Hyunsuk e Junkyu representavam a YG Ent no reality show ‘MIXNINE’ (2017-18). Os dois primeiros chegaram a integrar a formação final do grupo mas, eles foram enviados de volta á vida de trainee quando o debut do grupo foi cancelado. Os outros participantes ganhadores voltaram para suas respectivas empresas. 

2018:  YG Treasure box e reorganização.

Quase um ano depois, mais um reality show se inciava sob o nome de ‘YG Treasure Box’, com participação de 29 trainees, sendo apenas 8 conhecidos pelo público; Jeon Woong, Raesung e Noa não participariam, sendo revelado mais tarde que Noa e Woong haviam deixado a empresa e, Raesung continuaria apenas como produtor, desistindo da vida de aspirante.

No programa, os 29 participantes eram divididos em 4 times; O Time A era formado por meninos conhecidos, que treinaram por mais tempo (todos silver boys): Midam, Byounggon, Seunghun, Hyunsuk, Junkyu, Yedam e Doyoung. Park Jihoon integrava o Time B, que era formado por estagiários com menos tempo de treino ou convidados.

Devido a um incidente envolvendo sua saúde mental, Lee Midam deixou o programa no terceiro episódio, deixando a agência no processo. Midam retornou ao mundo das competições em 2019, no Produce X 101, da MNET, representando a empresa AAP.Y e, terminando na posição 37°.

Inicialmente, o grupo debutante de Treasure box devia ter entre 5 e 7 membros, seguindo a quantidade de membros dos outros grupos na empresa, no entanto, foram anunciadas duas line-ups, que estreariam como units chamadas Treasure e Magnum,  fundidas em apenas um grupo: Treasure13. 

No contexto de Treasure Box, Raesung passou a assinar suas músicas como ‘Millennium‘ e, produziu diversas faixas dentro e fora da YG, sendo a maior delas ‘Love Scenario’, que ganhou até mesmo um grande prêmio de música do ano sob interpretação do iKON. O produtor também utiliza Soundcloud esporadicamente, além de Twitter e Instagram, todos administrados pelo mesmo. Ainda não se sabe sobre seu debut oficial.

Noa abriu sua primeira conta no Instagram e Soundcloud para se comunicar com os fãs, anunciando que não seria mais trainee. Em abril de 2019, ele anunciou a assinatura de contrato com a Amuse Company no Japão, dizendo que faria seu debut em breve.

2019-20: Estreias e Recomeço.

A fanbase crescente e dedicada dos Silver Boys, apesar da quebra de expectativa e até certa insatisfação, não se deixou abalar e, chegaram a criar um lightstick e outras diversas montagens envolvendo os 11 meninos. O fandom recebe cores representativas e o nome ‘Mate’, que é abreviação de ‘Meet At The End’/Encontramo-nos no final’; A frase foi dita por Choi Hyunsuk momentos antes de sua última apresentação com seus colegas de equipe originais.

Apesar da grande quantidade de membros em Treasure, diversos meninos foram descartados e em sua grande maioria já deixaram a empresa. Um dos casos mais populares foram Seunghun e Byounggon, que deixaram YG juntos e, se aliaram á C9 Enterteinment para seu debut no grupo masculino CIX, em julho de 2019; Anteriormente, o ex-trainee Jeon Woong também fez sua estréia em AB6IX, da Brand New Music.

Em 10 de janeiro de 2020, Kazama Noa fez seu antecipado debut solo pela Amuse Company. A música se chama ‘Lights Up’, foi escrita por Millenium (Raesung) e possui versões em japonês e coreano. A letra fala sobre a trajetória de Noa e sua vida de treineiro; Seu videoclipe é vertical e demonstra as habilidades de dança de Kazama.

 

Ainda em janeiro, depois de um grande período de hiatus, a YG anunciou a reorganização de Treasure13/Treasure e Magnum em um grupo de 12 membros, conforme a saída repentina de Ha Yoonbin, por diferenças criativas. No novo grupo estarão Hyunsuk, Jihoon, Junkyu, Yedam e Doyoung, membros de Silver boys, juntamente com Yoshi, Jaehyuk, Mashiho, Asahi, Jeongwoo, Haruto e So Junghwan, escolhidos através do survival show. Treasure fará seu debut em 7 de agosto, com a música intitulada ‘Boy’.

Midam, que retornou a sua agência AAP.Y após o último Produce, agora se prepara para seu debut como ator e, fará seu primeiro fanmeeting dia 14 de agosto. A AAP.Y está em parceria com a D.Nation (Empresa atual de Park Bom) para organizar e promover Midam. Recentemente, Midam também fez uma aparição especial no Webdrama ‘Thumbs Up Feeds Me’, sendo esse seu primeiro trabalho como ator oficialmente.

https://twitter.com/dnation_ent/status/1287266650413133825

 

Apesar de não estarem mais juntos, os meninos mantém contato e interagem através das mídias sociais ou em eventos, aquecendo os corações dos Mates com sua duradoura amizade. 

Além de se encontrarem em eventos, os garotos também se relacionam nas redes sociais e sempre registram e compartilham seus momentos.

YG Silver Boys mais uma vez mostra a capacidade de uma fanbase organizada e, acima de tudo a força do amor e dedicação de fã, que move barreiras em função de um objetivo, mesmo que por linhas tortas. Os garotos que treinaram juntos por anos, diante de diversas frustrações e promessas vazias, hoje parecem estar todos em seu devido lugar.

 

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
elle
Esquisita na maior parte do tempo, apaixonada por procurar significado onde ninguém mais vê. As vezes milito as vezes me estresso. Dá pra encher uma piscina os meus pensamentos.

3 Comentários

  1. My family all the time say that I am wasting my time here at web, except
    I know I am getting familiarity everyday by reading
    such nice content.

  2. […] com uma batalha entre seus trainees: Aconteceu com Winner e iKON x GOT7 e DAY6 e aconteceu com os Silver Boys x Stray Kids. Why So Lonely, na versão YG, é igualmente gostosa de ouvir e mostra o quão […]

  3. […] alguns rostos já conhecidos dos fãs da empresa — você pode saber mais sobre eles clicando aqui — assim como trainees desconhecidos e até mesmo convidados. Após a transmissão da grande […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar